|
fevereiro 12, 2019
Lucia Mindlin Loeb na Marilia Razuk, São Paulo
A partir de 16 de Fevereiro, a Galeria Marilia Razuk apresenta a exposição Questões do dia, segunda individual de Lucia Mindlin Loeb, com curadoria de Denise Gadelha.
A trajetória da artista reflete um pensamento cíclico, que procura ressignificar a memória por meio de apropriações trazidas do universo dos livros. Nesta exposição a artista trabalha a desconstrução e a reconstrução do livro, trazendo temáticas do cotidiano popular brasileiro. Ela se apropria de livros tirados do contexto da comunicação, como listas telefônicas, livros de receitas, periódicos e gravuras. Fazendo referência a obras do período colonial.
Sua linguagem artística relaciona a construção da imagem à estrutura sequencial intrínseca ao livro. Ações repetidas e combinações de múltiplas variações são alguns dos recursos que Lucia Mindlin Loeb emprega em seus trabalhos recentes que, ao serem associados à bandeira nacional, denotam sua frustração diante do testemunho de um país que reproduz eternamente os velhos comportamentos problemáticos herdados com a colonização.
Lucia Mindlin Loeb (1973, São Paulo, SP). A fotografia e o livro são seus objetos de pesquisa e trabalho. É graduada em desenho gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes, São Paulo. Mestra em poéticas visuais pela ECA, USP. Ingressa no programa de doutorado em poéticas visuais da ECA, USP. Participou da 1ª Bienal Internacional de Fotografia de Curitiba (1996) e da 2ª Bienal Internacional de Fotografia de Tóquio, Japão (1997). Expôs no Centro Cultural São Paulo (1997), Funarte/Rio de Janeiro (2000), Galeria Vermelho e Itaú Cultural, São Paulo (2010), Museu Lasar Segall, São Paulo, SP (2011), Centro Universitário da USP, Maria Antônia, São Paulo SP (2011/2012), Astrup Fearnley Museet, Olso, Noruega, (2013), A tara por livros ou a tara por papel, Galeria Bergamin, São Paulo, SP (2014), Memória Fotográfica, Galeria Marilia Razuk, São Paulo, SP (individual, 2014), Edições Tijuana – Publishing in the Frontier, Paris, França (2015), Paisagem Liquida, Galeria 321, São Paulo, SP. Em 2012 foi indicada ao prêmio PIPA.