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dezembro 5, 2018
Projeto 1:1 - Ricardo Basbaum na Jaqueline Martins, São Paulo
A Galeria Jaqueline Martins apresenta a terceira edição do projeto 1:1 com uma obra inédita do artista brasileiro Ricardo Basbaum e curadoria de Bruno de Almeida. A abertura da exposição Sistema-cinema: êxtase & exercício está marcada para 8 de dezembro.
A cada edição do projeto um artista é convidado a conceber um trabalho que ocupe uma sala de exposição da galeria e um segundo estabelecimento com seus próprios usos e funções no bairro da Vila Buarque, centro de São Paulo, onde a galeria se localiza. Para esta edição, Ricardo Basbaum escolheu correlacionar o espaço expositivo a uma série sequencial de espaços domésticos que variam ao longo da exposição.
A relação entre o espaço de exposição e o residencial é estabelecida através de um sistema de câmeras de vídeo de circuito-fechado que capta imagens em cada um dos locais e as transmite em tempo real de um para o outro. O enquadramento das câmeras não mostra a totalidade desses lugares, ao invés, foca em um objeto criado pelo artista, duplicado, colocado em cada um dos espaços. Ambas as peças são exatamente iguais, suas formas são familiares, aproximam-se do corpo, mas não remetem diretamente a nada conhecido; possuem também um forte apelo tátil que é evidenciado pela sua materialidade, convidando ao toque. Tanto os usuários dos espaços domésticos quanto os da galeria são convidados a exercitar-se a partir do livre manuseio das peças, ação que é capturada pelas câmeras e transmitida ao vivo para o outro espaço. Desta forma, manipular o objeto torna-se um ato performativo face a um receptor ou público distante, acompanhado pela possibilidade voyeurística de observar a ação (ou falta dela) realizada no outro local.
As imagens transmitidas não só geram uma tensão entre o “ver” e o “ser-visto” e entre o “eu” e o “outro”, mas intersectam duas esferas aparentemente opostas, a privada do espaço doméstico e a (semi)pública do espaço expositivo. A dicotomia entre público e privado é ainda sublinhada pelas condições de circulação entre ambos os lugares. Ao contrário de edições anteriores do projeto 1:1 onde a visitação das obras localizadas fora do espaço da galeria era facilitada pelo caráter semi-público dos estabelecimentos, nesta edição a possibilidade de visitação dos espaços domésticos não é um dado adquirido e passará pela mediação da galeria assim como por uma contínua negociação com cada um dos seus diferentes moradores.
Ricardo Basbaum, São Paulo, Brasil, 1961. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil. Artista, escritor e professor, Basbaum investiga a arte como um dispositivo intermediário e plataforma para a articulação entre experiência sensorial, sociabilidade e linguagem. Desde o final da década de 1980, ele criou um vocabulário específico para seu trabalho, aplicando-o de maneira particular a cada novo projeto. Estes, se manifestam como desenhos, instalações, vídeos e intervenções urbanas. Basbaum é autor de uma instalação permanente na New Tate Modern, Londres e teve exposições em importantes instituições como a Documenta XII em Kassel, Museu de Arte Contemporânea de Chicago, Bienal de São Paulo, entre outras. Sua produção de Diagramas (uma modalidade de intervenção site-specific que reúne palavras, desenhos e instruções) foi agrupada no livro “Diagramas, 1994 - on going” (Errant Bodies Press, 2016). Basbaum é também o autor de “Manual do artista-etc” (Azougue, 2013), “Ouvido de corpo, ouvido de grupo” (2010) e “Além da pureza visual” (Zouk, 2007). Professor do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense de Niterói, também trabalhou no Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998-2016) e como Professor Visitante na Universidade de Chicago (2013).
Bruno de Almeida, 1987, Brasil/ Portugal. Arquiteto e curador. Integra o Programa Curatorial 2018/19 da instituição De Appel, Amsterdã, Países Baixos. Fundador e curador dos projetos 1:1 (2018-) em colaboração com a Galeria Jaqueline Martins, e SITU (2015-2017) em colaboração com a Galeria Leme, ambas em São Paulo, Brasil. Desenvolveu outros projetos/exposições com instituições tais como: Harvard University, Graduate School of Design, Cambridge, EUA; Storefront for Art and Architecture, Nova Iorque, EUA; Pivô Arte e Pesquisa, São Paulo, Brasil, entre outras. Participou das residências: TATE Intensive, TATE Modern, Londres, Inglaterra; Ideas City Arles, New Museum (NYC) em colaboração com LUMA Foundation, Arles, França; Curatorial Intensive Accra, Independent Curators International (NYC), Acra, Gana, entre outras.