|
outubro 31, 2018
Transborda Brasília: catálogo e nova mostra em A Pilastra, Brasília
Transborda Brasília apresenta catálogo da premiação e mostra de obras dos artistas selecionados na galeria A Pilastra
No próximo dia 1º de novembro, às 19h, a organização do Transborda Brasília - Prêmio de Arte Contemporânea lança o Catálogo da 3ª Mostra dos Artistas Selecionados na galeria A Pilastra, no Setor de Oficinas do Guará II. Junto com a apresentação da publicação será inaugurada a mostra com obras inéditas dos 12 artistas selecionados ao prêmio, incluindo o trabalho “My sweet president”, de Diego Bresani, que não pôde ser apresentada no período da mostra na CAIXA Cultural Brasília devido ao período eleitoral. A mostra fica em cartaz até o dia 10 de novembro, com visitação de segunda a sábado, das 14h às 21h. A Pilastra fica na QE 40, Conjunto D, Lote 30, Ap. 101 - Guará II – Brasília-DF. Telefone (61) 98318-1879. A entrada é franca e a classificação é livre para todos os públicos.
Os 12 artistas selecionados, entre eles os quatro premiados no Transborda Brasília 2018, apresentarão obras entre as apresentadas na mostra dos artistas selecionados e inéditas em fotografia, pintura, performance e ocupação de espaço e site specífic. No dia do lançamento, acontece uma apresentação do Culto das Malditas. Participam da mostra os artistas Alice Lara (DF-SP), Cecília Bona (DF), Cléo Alves Pinto (DF), Diego Bresani (DF), Gu da Cei (DF), Hilan Bensusan (DF), José de Deus (DF), Ju Lama (DF), Kabe Rodríguez (DF), Laura Fraiz-Grijalba (DF), Raquel Nava (DF) e Rodrigo de Almeida Cruz (DF). As obras foram selecionadas pelo júri formado por Agnaldo Farias (SP), Clarissa Diniz (PE), Guga Carvalho (PI), Lisette Lagnado (RJ) e Marilia Panitz (DF).
Sobre Prêmio
O Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea é realizado pela produtora Virgínia Manfrinato e tem como objetivo fomentar e acompanhar a produção de Artes Visuais do Distrito Federal e das cidades do Entorno. Puderam se inscrever artistas visuais naturais ou residentes no Distrito Federal e região do Entorno, formada pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa, no Estado de Goiás, e de Unaí, Buritis e Cabeceira Grande, no Estado de Minas Gerais. Nesta edição, a organização recebeu 197 inscrições artistas que apresentaram cerca de 1.000 obras, um incremento de 38% relação às edições anteriores, realizadas em 2015 e 2016.
A terceira edição do Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea premiou quatro artistas: Gu da Cei, Hilan Bensusan, Laura Fraiz-Grijalba e Raquel Nava. Cada artista receberá um prêmio aquisição no valor de R$15 mil e um prêmio especial de pesquisa e acompanhamento crítico com a crítica de arte e curadora Clarissa Diniz.
O Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea 2018 tem o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal e da CAIXA e do Correio Braziliense.