|
outubro 16, 2018
(Em) Conversa com André Santangelo e Pedro Gandra na Referência, Brasília
Referência Galeria de Arte realiza encontro entre os artistas André Santangelo e Pedro Gandra para debate sobre arte, processos criativos e produção.
No dia 20 de outubro, sábado, às 11h, a Referência Galeria de Arte recebe o público para o projeto (Em) Conversa, que reunirá os artistas André Santangelo e Pedro Gandra que apresentarão ao público seus trabalhos e falarão sobre seus processos criativos, modos de produção e os aspectos principais de suas obras. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre para todos os públicos. A Referência Galeria de Arte fica na 202 Norte Bloco B Loja 11, Subsolo, Asa Norte, Brasília-DF.
(Em) Conversa é um desdobramento do projeto Conversa – exposições que reúnem as obras de dois artistas em cada mostra oferecendo um diálogo entre linguagens, suportes e técnicas. Nesta etapa do projeto, a proposta é colocar dois artistas para falar de seus trabalhos, suas rotinas de ateliê, temas de investigação, técnicas, entre outros assuntos que podem surgir durante o encontro. O objetivo do encontro é aproximar o público do fazer do artista e de sua produção. As apresentações dos artistas terão 30 minutos de duração cada e serão seguidas de 30 minutos de conversa aberta à participação do público.
Sobre os artistas
André Santangelo é um artista brasiliense que, há mais de 20 anos, produz imagens e instalações onde especula, constantemente, as possibilidades da integração entre as técnicas clássicas, como a pintura, e as mídias contemporâneas, como a fotografia em sua versatilidade atual, sempre criando novos contextos, novos mundos, novas poesias. O diálogo entre a fotografia e a pintura, perceptível em suas obras, demonstra que a formação do artista se deu em pintura e fotografia ao mesmo tempo em que ele apreendia as tecnologias digitais, de captura e manipulação de imagens, que estão a cada dia se superando e que tanto impactam a produção artística desde a década de 80. Santangelo participou de diversos projetos junto a instituições de referência no circuito artístico brasileiro como o Instituto Itaú Cultural, a Funarte, o Prêmio PIPA entre outros, realizando exposições em diversas capitais brasileiras e no exterior. É representado pela Referência Galeria de Arte e participa continuamente da SP-Arte, mais importante evento das artes visuais da América Latina. Suas obras estão em diversas coleções particulares e museus.
Pedro Gandra nasceu no Rio de Janeiro, atualmente reside em Brasília. Desde 2007, estuda artes visuais em módulos livres em diversas instituições, ateliês e grupos de estudo, como a EAV do Parque Lage/RJ e Casa França Brasil/RJ. Desenvolve sua investigação em pintura, lidando com referências de capacidades cênicas na disposição de elementos que compõem os trabalhos, aliados a uma ideia de proposição narrativa. Desde 2011, participa de diversas exposições coletivas em galerias e instituições, tais como: O espaço entre, Galeria Largo das Artes/RJ; SEUmuSEU, Museu Nacional de Brasília; Somos todos Clarice, Galeria do Lago, Museu da República/RJ; 44º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, Santo André/SP; Novas referências, Referência Galeria de Arte/BSB; Fronteiras da pintura – Fronteiras da ilusão, Museu Nacional dos Correios/BSB; Invenção da paisagem, Martha Pagy Escritório de Arte/RJ; Dialetos 2, no Centro Cultural São Paulo, que apresentou um recorte da jovem produção do Centro-Oeste; Daqui a Pouco, na Baró Galeria/SP. Foi o 3º Premiado no I Prêmio Vera Brant de Arte Contemporânea, em Brasília. Também, foi premiado no Concurso Garimpo da Revista Dasartes de 2017.