|
setembro 6, 2018
Claudia Hamerski na Mamute, Porto Alegre
No dia 14 de setembro, às 19h, a Galeria de Arte Mamute inaugura a exposição Entre Fissuras, da artista representada Claudia Hamerski. A mostra com curadoria da Profa. Dra. Elaine Tedesco (ler texto curatorial) reúne trabalhos inéditos produzidos em 2018 - desenhos em grandes dimensões, objetos, e uma ação performance que será desenvolvida pela artista no dia da abertura, às 16h, na Mamute.
A exposição “Entre” Fissuras” é composta de trabalhos que dão sequência a pesquisa poética da artista, iniciada em 2013 acerca da paisagem urbana, especificamente à questões ligadas a insubordinação de elementos vegetais ínfimos que insistem em resistir e propagar-se pelos ambientes mais inóspitos e inesperados de nossa teia urbana. Assim essas pequenas plantas, por muitos consideradas ervas daninhas ou inço, vão rompendo o concreto e instalando-se inadvertidamente no cinza do concreto, trazendo um vislumbre da vida que há por baixo da camada de cimento. Além das questões conceituais que movem o olhar da artista existe um desejo de trazer pela via do desenho essa imagem de potência, resistência e resiliência que as pequenas vegetações são capazes de suscitar.
Claudia Hamerski (1980, Seberi RS), vive e trabalha em Porto Alegre RS. É artista Visual, doutoranda em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS, 2018), Mestra em Artes Visuais, (PPGAV/UFRGS, 2014). Possui Especialização em Pedagogia da Arte pelo PPGEdu / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), Graduação em Artes Visuais Bacharel em História Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e Graduação em Artes Visuais Bacharel em Desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente desenvolve sua pesquisa artística em Poéticas Visuais na linha de pesquisa Desdobramentos da imagem. Faz parte do grupo de pesquisa Processos Híbridos na Arte Contemporânea com diretório junto ao CNPq. Tem experiência na área de Artes e Educação, com ênfase em Artes Visuais Desenho e História Teoria e Crítica de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, processo de criação, desenho, fotografia, escala, ampliação, repetição e na educação com mediação, formação de mediadores e professores, ensino da arte em espaços não-formais. Sua produção atual está concentrada nos processos de deslocamento pela cidade, relação entre fotografia e desenho, alteração de escalas, relações de localização e a insubordinação da paisagem ao arquitetonicamente instituído, e imbricações no processo criativo em desenho.
Elaine Tedesco, doutora em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Artista plástica com produção em fotografia, instalação e videoperformance. É professor adjunto no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua junto ao Departamento de Artes Visuais na área de fotografia e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Desenvolve os projetos de pesquisa Procedimentos de contato: desdobramentos da fotografia em imagem numérica na arte da atualidade e Videoarte: o audiovisual sem destino. Participa dos grupos de pesquisa: Processos Híbridos na Arte Contemporânea e Arte & Design. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS na gestão 2015-2017 e faz parte do Conselho Consultivo da Fundação Vera Chaves Barcellos.