|
agosto 8, 2018
12a Edição de Ateliê Aberto no Pivô, São Paulo
No dia 11 de agosto, o Pivô realiza sua décima segunda edição do Ateliê Aberto, dentro do programa de residência artística Pivô Pesquisa.
Nessa ocasião, o público é convidado a entrar em contato com o processo dos artistas em residência, que apresentam trabalhos em andamento, testam possibilidades de exposição ou produzem conteúdos específicos para o evento, como conversas ou performances. Com formações e investigações diversas, tanto dos artistas brasileiros quanto estrangeiros, essa é uma oportunidade de experimentação de suportes, de entendimento do uso dos espaços, e a chance de experienciar possibilidades de diálogos.
Para o Pivô Pesquisa esse é um momento importante de ativação do espaço e de interlocução entre artistas, agentes culturais e o público. Os artistas que participarão desta edição são Andrés Pasinovich, asma (Hanya Beliá & Matias Armendaris), Carolina Caliento, Erica Ferrari, Gabriella Garcia, Giulia Puntel, Janina McQuoid, João GG, Lyz Parayzo, Martin Lanezan, Paul Setúbal, Oskar Schimidt, Rodrigo Hernández e Thomaz Rosa.
No mesmo dia do Ateliê Aberto, ocorrerá o lançamento do catálogo da exposição imannam com uma conversa aberta entre as artistas Ana Linnemann, Anna Maria Maiolino, Laura Lima, a curadora da mostra Tânia Rivera e Camila Bechelany, editora do projeto.
Bechelany entrevistou as artistas e organizou uma seleção de imagens e textos que mostram para o público desde a elaboração da mostra - em um ensaio fotográfico em que a fotógrafa Helena Wolfenson acompanhou as artistas no processo de montagem da exposição - até a interação entre as obras finalizadas e o espaço singular do Pivô - nos registros feitos por Everton Ballardin.
Além do texto da curadora Tânia Rivera, as poetas Angélica de Freitas e Sofia Mariutti foram convidadas a contribuir com seu olhar singular sobre a exposição, e apresentam interpretações poéticas e narrativas inéditas da exposição. A publicação foi inteiramente viabilizada com o apoio da Vicunha Têxtil.
Pivô Pesquisa é o programa de residência da instituição. Focado principalmente na prática de ateliê e acompanhamento de projetos, o programa tem como objetivo criar um ambiente de experimentação em que o tempo da criação individual é respeitado ao mesmo tempo em que se abre para interlocuções frequentes. O programa apoia uma cena artística emergente em São Paulo por meio de intercâmbios nacionais e internacionais, e busca aproximar do público os processos de criação contemporânea, convidando os visitantes a acompanharem um projeto artístico desde da concepção até o seu período visível.