|
julho 31, 2018
Bel Barcellos na Gaby Indio da Costa, Rio de Janeiro
No dia 4 de agosto, a artista Bel Barcellos inaugura sua exposição Conexões na galeria Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea. Com o olhar voltado para os relacionamentos afetivos que unem as pessoas, a artista cria uma instalação composta por 30 desenhos bordados sobre lona, retratando 15 casais dos mais diversos tipos.
Através de linha e agulha, Bel cria um inventário onde pessoas reais, com idades, gêneros, raças e classes sociais diferentes, estão conectadas e confrontadas pelo olhar a seus pares. Segundo Gabriela Davies, curadora da mostra, “Esse contexto do presente acaba sendo uma documentação social do afeto”.
Com uma trajetória voltada para pesquisas em torno da figura humana, Bel Barcellos vem há dez anos se dedicando inteiramente a bordados, conectando memória afetiva à compreensão individual ou coletiva do ser. “Penso na vida por meio de fios, entre-cruzados/expandidos/conectados, como se traçassem destinos, costurassem histórias, amarrassem elos. Homem e mulher, seus questionamentos, individualidades e conexões, são construídos lentamente, num vai e vem da agulha preenchendo a lona crua com fios finos”, diz a artista.
Seu trabalho já foi exposto em diversos museus e centro culturais do Brasil e no exterior, como Museu Nacional de Belas Artes (RJ), Casa de Cultura Laura Alvim (RJ), Centro Cultural Correios (RJ), Museu Brasileiro de Escultura (SP), Museo de Arte Contemporânea de Yucatan (México), Centro de Estudos Brasileiros (Moçambique), Schuebbe Projects (Dusseldorf), etc.
A artista faz parte de importantes coleções como : Ella Fontanal-Cisneros Collection, Museu de Arte do Rio, Museu Nacional de Belas artes, Centro Cultural Correios, Cia Souza Cruz S/A e também de diversas coleções particulares, no Rio, São Paulo, Portugal e Alemanha.