|
julho 30, 2018
Arte Pra Sentir na Caixa Cultural, São Paulo
Por meio do tato, da audição e do paladar, público vivencia experiências estéticas que vão além do olhar
A CAIXA Cultural São Paulo recebe, de 4 de agosto a 30 de setembro, a exposição Arte pra Sentir, que promove experiências estéticas que vão além do olhar. Com curadoria de Isabel Sanson Portella, a mostra reúne obras de seis artistas brasileiros que buscam estimular diferentes aspectos sensoriais no público visitante.
A provocação direta e a transposição dos limites perceptivos foram o ponto de partida para a curadoria convidar os artistas Carolina Ponte, Ernesto Neto, Flavio Cerqueira, Floriano Romano, Opavivará e Pedro Varela para o projeto. “A ação participativa se dá quando o artista amplia suas intervenções proporcionando novos modos de perceber. E desse modo o espectador abandona uma atitude de contemplação passando a ter uma atitude mais ativa e criadora”, ressalta a curadora.
Entre obras já conhecidas do público, alguns trabalhos foram criados especialmente para esta exposição. Além de peças táteis, a exposição conta com os recursos de sinalização, audioguias, audiodescrição e informações em Braille sobre as obras expostas. A mostra foi idealizada para que a diversidade cultural e social fosse contemplada. De forma criativa e acessível, todos poderão se integrar nesse espaço de fruição, mediação e criação.
Abertura da exposição, visita guiada e palestra
Após a abertura do evento, que será realizada no dia 4, às 11h, haverá visita guiada à exposição com a curadora, às 12h30. Na mesma data, Isabel Sanson Portella também vai ministrar uma palestra sobre arte sensorial, às 14h. A inscrição para a palestra deve ser feita pelo email palestra.arteprasentir@gmail.com.