|
junho 26, 2018
Daniel Duda na Candido Portinari, Rio de Janeiro
A exposição Sobre o Cálculo das Superfícies entra em cartaz no dia 29/06, na Galeria Candido Portinari e é a última mostra selecionada pelo edital para a ocupação da Galeria em 2016.
A mostra de Daniel Duda tem como objetivo abordar os conceitos relacionados à maneira como o mundo digital está diretamente ligado ao cotidiano dos seres humanos e ao mundo.
A exposição é dividida em duas partes: a primeira utiliza vídeos e objetos que possuem uma linguagem digital; como máquinas de impressão 3D; recortes a laser e vídeos com manipulação digital para delimitar como a tecnologia afeta a percepção de mundo do homem e a forma como ele interage no espaço que ocupa.
Em seguida, a série Sólidos trata de um processo físico de troca, no qual o artista vai até o local, retira uma pedra, traduz sua forma em dados, imprime os mesmos utilizando um polímero biodegradável e os recoloca ‘informados’ de pedra no mesmo local. Fazendo, por fim, um registro exposto junto à pedra original. A presença da pedra (objeto inanimado dentro da historicidade do museu) e o ponto vermelho da imagem (pedra estranha no meio do caminho) criam um fenômeno: um ser que aparece, mas permanece ausente.
Sobre o Cálculo das Superfícies permanece em cartaz até 10/08, na Galeria Candido Portinari, sempre de segunda a sexta, de 10h às 20h. A entrada é franca e a classificação é livre.