|
junho 6, 2018
Julia Kater no MON, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura dia 7 de junho, quinta, às 19 horas, a mostra Breu, de Julia Kater. Nascida em Paris, a artista vive atualmente em São Paulo, e trabalha com fotografias, instalações, desenho e vídeos.
A mostra, com curadoria de Paulo Miyada, apresenta cerca de 20 obras que questionam e propõem pautas baseadas em sua pesquisa como artista e como pedagoga. O público poderá ver a instalação “Desenhos livres sobre temas impostos”, o vídeo “Breu”, que dá nome à exposição, textos e recortes.
O curador Miyada analisa o trabalho. “O que Julia Kater propicia são exercícios de condensação poética e plástica dos limiares de entendimento e desentendimento. Por toda parte, emanam presenças de coisas sem nomes. O aspecto da linguagem mais presente, tanto na enunciação quanto na percepção das obras e dos espaços entre elas, é a metonímia. A parte pelo todo; a parte inferida pelo trabalho sobre o todo; a matéria pela coisa; a autoria pelo sentido; a parte que se denuncia pelos efeitos que produz”.
A exposição fica em cartaz até dia 16 de setembro, na sala 6. No dia e horário da abertura a entrada é franca. A visitação é de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso até 17h30, e os ingressos custam R$20,00 e R$10,00 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm sempre entrada franca, e nas quartas a entrada é gratuita para todos.
Julia Kater participa regularmente de exposições no Brasil e no exterior, como França, Estados Unidos e Portugal. Suas exposições mais recentes são: Rencontres Internacionales Paris/ Berlin - New Cinema and Contemporary Art, Gaîté Lyrique (França, Paris 2017); Da banalidade - volume 1, Instituto Tomie Ohtake (São Paulo, Brasil - 2016); I Bienal de Assunção (Assunção, Paraguai - 2015); No lugar que chegamos, MAC Jataí (Goiás, Brasil - 2016); O que resta, SESI Tiradentes (Minas Gerais, Brasil - 2016); e Frestas - Trienal de Artes, Sesc Sorocaba (Sorocaba, Brasil – 2014); SIM Galeria (Curitiba, Brasil - 2014).