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junho 6, 2018
Performance de Nuno Ramos e Eduardo Climachauska na Anita Schwartz, Rio de Janeiro
Nuno Ramos e Eduardo Climachauska fazem performance durante seis horas seguidas, no último dia da exposição “5 + 5”, na Anita Schwartz Galeria, na Gávea, Rio de Janeiro
Os artistas Nuno Ramos e Eduardo Climachauska apresentarão a performance inédita "Cassandra 1", no próximo dia 9 de junho de 2018, das 12h às 18h, na Anita Schwartz Galeria de Arte. A ação dos dois artistas encerra a exposição “5 + 5”, que reuniu desde 4 de abril último trabalhos dos dois artistas e de mais quatro duplas: Arthur Chaves/Cadu, Estela Sokol/Marcelo Cipis, Luiza Baldan/Lenora de Barros, e Rochelle Costi/Fernando Limberger.
Na performance, Nuno Ramos e Eduardo Climachauska lerão integralmente, da primeira à última palavra, a edição do dia do jornal "O Globo". Os dois estarão de costas para o público, e de frente para as paredes da galeria, microfonados, de modo a serem ouvidos. Entre eles estará um relógio usado em campeonatos de xadrez, também com o som amplificado. A cada vez que surgir uma palavra que remeta ao sentido de tempo ou duração, a leitura será interrompida e o relógio acionado.
Nuno Ramos (1960, São Paulo) e Eduardo Climachauska (1958, São Paulo) são amigos e parceiros de longa data, e já compuseram juntos dez músicas e realizaram três filmes: “Iluminai os terreiros” (2007), “Casco” (2004) e “Para Nelson – Luz Negra” e “Duas Horas” (2002), os dois primeiros com o cineasta Gustavo Moura.
Na exposição “5 + 5”, Nuno Ramos (1960, São Paulo) está com os trabalhos “Algo mais espantoso ainda/ Na noite seguinte eu vou matá-la” (2006), uma escultura em mármore, cobre, vidro soprado, vaselina e vaselina líquida, e o desenho “Rocha de Gritos 28” (2017), em vários materiais sobre papel. Eduardo Climachauska mostra um conjunto de quatro caixas compostas por chumbo e mármore.
Nuno Ramos fala sobre Climachauska: “Gosto de uma mistura perfeita de imaginação e rigor formal. Além do que, acho que o trabalho do Clima é um desses tesouros da arte brasileira, subdimensionado, ainda a ser descoberto. Quem achar, verá”.