|
junho 1, 2018
A Lesson Loosely Learned na Cavalo, Rio de Janeiro
Cavalo inaugura coletiva com artistas internacionais
Na quarta-feira 06 de Junho, a Cavalo inaugura A Lesson Loosely Learned, exposição com os artistas Basim Magdy (Assiut, Egito, 1977), Pablo Pijnappel (Paris, França, 1979), Rafaël Rozendaal (Amsterdam, Holanda, 1980) e Thora Dolven Balke (Oslo, Noruega, 1982). A coletiva reúne obras que livremente abordam o uso de regras e manuais de instruções e maneiras de subvertê-los.
O artista egípcio Basim Magdy exibe uma espécie de paródia pessimista de filmes educativos com o vídeo ‘13 essential rules for understanding the world’ (2011). Na obra, rostos expressivos rabiscados em tulipas apresentam alguns mandamentos cínicos que tratam de questões como isolamento, abandono e insignificância da humanidade. O absurdo presente nessas regras passam a torná-las cômicas, como no caso da sexta regra ‘nunca se deixe adormecer’ ou da oitava ‘nunca use lógica’.
Thora Dolven Balke, que vive e trabalha entre Oslo e Rio de Janeiro, expõe uma série de cinco ampliações de polaróides que incorporam os erros acidentais ou propositais da revelação. A aplicação imperfeita da técnica fotográfica resulta em cenas enigmáticas, onde elementos como calor, umidade, pressão dos dedos da artista e radiação dos detectores de aeroportos interferem na reação química e deformam as imagens.
O holandês-brasileiro Rafaël Rozendaal emprega a fórmula dos Haiku, os tradicionais poemas de três linhas japoneses, em obras que descrevem situações banais, refletem sobre frustrações do mundo atual e questionam o modo de vida moderno. Seus Haiku são pinturas monocromáticas na parede dispostas como páginas de um livro aberto.
Outra obra parte da exposição, a vídeo instalação ‘Exercícios Sensuais’ de Pablo Pijnappel, é baseada em dois livros clássicos de auto-ajuda entitulados ‘The Sensuous Woman’ e ‘The Sensuous Man’. Publicados nos Estados Unidos em 1968 e 1971, respectivamente, eles serviam como manuais de sensualidade para uma sociedade ainda atordoada com as novidades da revolução sexual. Ao transportar esses conselhos para o contexto do Rio de Janeiro contemporâneo, o artista enfatiza as posições conservadoras presentes nesses guias de comportamento.
‘Exercícios Sensuais’, estreou na feira Arco Madrid desse ano junto com trabalhos da paulista Marina Weffort e deu à galeria o prêmio de melhor stand do setor Opening. Essa obra e as demais serão exibidas no Rio de Janeiro pela primeira vez. A exposição, que fica em cartaz na galeria até 14 de julho, tem entrada livre.