|
maio 24, 2018
Derlon na Artur Fidalgo, Rio de Janeiro
Derlon é artista autodidata, natural de Recife-PE iniciou suas primeiras experimentações nas artes ainda adolescente quando despertou o interesse pelo graffiti e a arte urbana em geral. Sob forte influência da estética da xilogravura popular encontrou sua principal base na pesquisa de uma identidade visual forte e impactante.
Foi convidado para participar do 47˚ Salão de Artes Plasticas de Pernambuco para desenvolver uma exposição junto com o grande gravurista Gilvan Samico em 2008. Realizou a primeira individual na Artur Fidalgo galeria, 2011. Logo depois começou a viajar pela Europa produzindo diversos murais em fachadas de prédios como em Amsterdam, 2012, Lisboa, 2012, Newcastle, 2013, Nantes e Paris, 2014 e Londres, 2016. Recentemente produziu um painel permanente dentro da Embaixada do Brasil em Londres.
Nesta atual exposição, O Reinado da Lua, o diálogo entre o Sol, a Lua e a Terra é o mote da sua pesquisa criando um ambiente pictórico na relação desses três personagens tendo a Lua como protagonista. O resultado são obras bastante gráficas que misturam um pouco de astronomia com liberdade poética.
Dentro da galeria, 10 pinturas e uma pequena instalação farão a harmonia do espaço junto com um mural “pintura esboço” - todos os estudos e pesquisas que resultaram em diversos esboços e rascunhos sobre o tema serão refeitos na parede - assim o publico poderá ter acesso a riqueza da pesquisa do artista e entender melhor de como resultou as obras.
O especial fica por parte de uma grande instalação em parceria com a cenógrafa Gigi Barreto que abrigará a área externa da galeria.