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maio 21, 2018
Analívia Cordeiro no MAM, Rio de Janeiro
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro inaugura no próximo dia 26 de maio de 2018, às 15h, a exposição Chutes Inesquecíveis, de Analívia Cordeiro, com curadoria de Fernando Cocchiarale. Analívia Cordeiro (São Paulo, 1954) apresenta, pela primeira vez no Rio de Janeiro, esculturas, desenhos e vídeos baseados nos estudos de movimento que desenvolve há mais de quatro décadas. A exposição explora três chutes inesquecíveis – a bicicleta e o voleio feitos por Pelé, em 1968; e o golpe yokogueri kekome executado por Bruce Lee, nos anos 1960 -, além de uma experiência ao vivo de seu sistema de captura de movimento com o público. Esses movimentos históricos foram decodificados em uma escrita, como uma partitura musical, desenvolvida a partir do software Nota-Anna, criado em 1982 pela artista e por Nilton Lobo.
“Nota-Anna é resultado de décadas de pesquisa na área de coreografia e pedagogia para adultos e crianças, acrescido de estudos teóricos na área de artes visuais, videoarte, anatomia, fisiologia, neurologia, análise do movimento”, explica Analívia Cordeiro.
As esculturas de Analívia Cordeiro são feitas em vários materiais, como resina transparente, poliamida nas cores branco, preto, vermelho, amarelo e azul, acrílico preto e branco, e latão e ouro. Serão mostrados ainda um conjunto de desenhos e os vídeos “Ar” (1985, 5' 49'), “Micron virtudes” (1992, 8' 54'') e “Trajetórias” (1985, 2' 24') e “M3x3” (1973, 9'26'), considerada a primeira obra de videoarte brasileira.
Analívia Cordeiro observa que até hoje “inexiste para a arte do movimento um sistema de registro que capte sua riqueza e transmita sua textura e poesia, enquanto que para a arte do som existe uma memória musical secular preservada através de notações eficientes, que vão desde a partitura tradicional até sistemas sofisticados de gravação que possibilitam a comunicação em inúmeras esferas humanas”. “O significado desta busca é visualizar as sutilezas e detalhes das ações humanas que revelam beleza e intenções nada óbvias. A proposta de uma notação de movimento é assim bastante ambiciosa”.
CAMPO EXPERIMENTAL
Fernando Cocchiarale destaca que o trabalho de Analívia Cordeiro “combina princípios da espacialidade planar concretista (apreendida por meio da convivência cotidiana com seu pai, Waldemar Cordeiro (1925-1973), um dos pioneiros da arte concreta nos anos 1950) com a sistematização da teoria de Laban (aprendida com Maria Duschenes)”, estudos da obra dos artistas Moholy-Nagi e Oskar Schlemmer da Bauhaus e estudos com Merce Cunningham em Nova York. Ele observa que antes havia uma “divisão da produção artística em artes do espaço (pintura, escultura, desenho e arquitetura) e artes do tempo (música, teatro e dança)”. Esta divisão “considerava a oposição entre a efemeridade destas últimas e a permanência objetual das artes plásticas”. Os trabalhos de Analívia Cordeiro estão dentro da pesquisa que busca “romper com a sequência dos atos de uma peça teatral, com a sucessão temporal de sons da música ou com movimentos corporais”. Para o curador, seus trabalhos têm um “sentido que ultrapassa a contemplação das qualidades formais quase abstratas das obras, para alcançar um campo experimental resultante da objetivação de fluxos do movimento em esculturas e desenhos inesquecíveis”. (ler texto do curador)
SOBRE ANALIVIA CORDEIRO
Bailarina, coreógrafa, videomaker, arquiteta e pesquisadora corporal. Formada no método Laban por Maria Duschenes (Brasil), em dança moderna americana pelos estúdios de Alvin Nikolais e Merce Cunningham (Nova York) e em Eutonia (Brasil). Cursou a faculdade arquitetura na FAU-USP, mestrado em multimeios na UNICAMP, doutorado em comunicação e semiótica na PUC-SP e pós-doutorado na UFRJ (mais informações em http://www.analivia.com.br). Para a realização de suas pesquisas recebeu os seguintes apoios: 1975 – Filmagem em S-8 da cerimônia ritual "Kwarùp" na tribo Kamaiurá no Parque Nacional do Xingu, com a montagem e edição patrocinadas pela FAPESP; 1980 – Bolsa de Auxílio à Pesquisa do CNPq para o processo da Notação-Trajetória por computador; 1994/96 – Bolsa de Mestrado pela FAPESP; 2001- Bolsa de Doutorado pela FAPESP. Uma das pioneiras mundial da “computer-dance” e da videoarte no Brasil (1973). Teve obras apresentadas em mostras como “International Festival of Edinburgh”, 1973; “XII Bienal de São Paulo”, 1973; "The Bat-Sheva Seminar on Interaction of Art and Science", Jerusalém, 1973 ; "LatinAmerica 74" no "Institute of Contemporary Arts", London, 1974; "LatinAmerican Films and Video Tapes" no "Media Study of State University of New York" (1974); "Arte de Sistemas in LatinAmerica" no "International Cultureel Centrum", Antuerpia, 1974; "Latin America 74" no "Espace Cardin", Paris e na "Galleria Civica D'Arte Moderna", Ferrara, 1975; "International Conference Computer & Humanities/2" na "University of Southern California, 1976; “WGBH – TV Public Channel”, 1976; “20th American Dance Guild Conference”, 1976; "Art of Space Era" no "Von Braun Civic Center of Huntsville Museum of Art", 1978; “Brasil Séc.XX” na ”Bienal de São Paulo”, 1984; “Arte e Tecnologia” no “Instituto Cultural Itaú”, 1996; “27th Annual Dance on Camera Festival”, New York, 1998; “Il Coreografo Elettronico”, Itália, 1999; “Seminário Internacional Invenção”, 1999; “Sawyers Seminar” na “University of Chicago”, 1999; “L’Ombra dei Maestri – Rudolf Laban: gli spazi della danza” na “Università degli Studi di Bologna”, 1999; “2001JavaOne” no “Moscone Center”, San Francisco; “Art