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maio 13, 2018
Mundo Vasto Mundo na Fortes D'Aloia & Gabriel, Portugal
A Fortes D’Aloia & Gabriel inaugura em 15 de Maio seu escritório em Lisboa com a exposição Mundo Vasto Mundo, que reúne obras de uma seleção de artistas representados. O escritório é localizado em um charmoso prédio pombalino no coração do Chiado, no mesmo endereço onde funcionava o Consulado Geral do Brasil em Portugal. Maria Ana Pimenta, portuguesa que trabalhou na Galeria por seis anos em São Paulo, retorna à Lisboa como diretora internacional e responsável pelo escritório. A iniciativa é um movimento orgânico, favorecido pelo excelente momento em que vive a cidade.
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A Fortes D’Aloia & Gabriel é uma galeria sediada no Brasil que sempre teve uma atuação internacional. Esta nova base operacional contribui para ampliar a presença internacional dos artistas – seja em exposições institucionais, galerias parceiras ou coleções particulares. É também um gesto de maior proximidade a artistas, curadores, colecionadores e colegas europeus.
Mundo Vasto Mundo é a exposição temporária que celebra a inauguração do escritório ocupando espaços anexos a ele. A exposição inaugura paralelamente a ARCO Lisboa. O título convoca a estreita relação entre a poesia modernista brasileira com o movimento surrealista português: o verso, extraído do inaugural Poema de sete faces (1930) do brasileiro Carlos Drummond de Andrade, é integrado em Notícia, do poeta e pintor português Mário Cesariny em seu livro Pena Capital (1957). Ambos se correspondiam regularmente.
Esse diálogo, contínuo e universalista, é o mote da mostra com obras de Armando Andrade Tudela, Los Carpinteros, Rodrigo Cass, Leda Catunda, Iran do Espírito Santo, Simon Evans™, Tamar Guimarães & Kasper Akhøj, Marine Hugonnier, Jac Leirner, Robert Mapplethorpe, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, Rodrigo Matheus, Ernesto Neto, Damián Ortega, Sara Ramo, Mauro Restiffe, Marina Rheingantz, Julião Sarmento, Valeska Soares, Adriana Varejão e Erika Verzutti.
In May 15th Fortes D’Aloia & Gabriel opens its Lisbon office with the exhibition Mundo Vasto Mundo [Universe, Vast Universe*], which presents selected works by its represented artists. The office is located in a charming pombaline building in the heart of Chiado, at the same address where the General Consulate of Brazil in Portugal once operated. Maria Ana Pimenta, a Portuguese who has worked at the gallery in São Paulo for six years returns to Lisbon as International Director and Office Manager. The enterprise is an organic move, favored by the excellent moment the city goes through right now.
Fortes D'Aloia & Gabriel is a gallery based in Brazil, which has always performed internationally. This new operational base contributes to broaden the artists' worldwide presence – be it in institutional shows, associate galleries or private collections. It's also a step towards a closer relationship to European artists, curators, collectors and colleagues.
Mundo Vasto Mundo [Universe, Vast Universe*], is a temporary exhibition which celebrates the office's inauguration by occupying its outbuildings. The exhibition opening will happen in parallel to ARCO Lisboa. Its name calls for a closer relationship between Brazilian modernist poetry and the Portuguese surrealist movement: the excerpt from prime Seven-Sided Poem* (1930) by Brazilian Carlos Drummond de Andrade, is embedded to Notícia [News], by Portuguese poet and painter Mário Cesariny in his book Pena Capital [Capital Punishment], from 1957. They were steady pen pals.
This continuous and universal dialogue is the theme of the show, which displays works by Armando Andrade Tudela, Los Carpinteros, Rodrigo Cass, Leda Catunda, Iran do Espírito Santo, Simon Evans™, Tamar Guimarães & Kasper Akhøj, Marine Hugonnier, Jac Leirner, Robert Mapplethorpe, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, Rodrigo Matheus, Ernesto Neto, Damián Ortega, Sara Ramo, Mauro Restiffe, Marina Rheingantz, Julião Sarmento, Valeska Soares, Adriana Varejão and Erika Verzutti.
* Translator's Note: Here in Elizabeth Bishop's version to Drummond's poem, in The Complete Poems, Farrar, Straus and Giroux, 1969.