|
maio 9, 2018
Elaine Tedesco e Klaus W. Eisenlohr no ESPM, Porto Alegre
Tem início no dia 12 de maio (sábado) no Espaço cultural ESPM, em Porto Alegre, a exposição Ponto de não retorno. Com trabalhos em fotografia e vídeo, a mostra traz um recorte da produção que esses dois artistas vem realizando em paralelo na Alemanha e no Brasil, desde 2015.
Praças do sul do Brasil de Klaus W. Eisenlohr são um extrato do projeto que vem desenvolvendo fotografando praças e espaços abertos em Porto Alegre e em diferentes cidades do Rio Grande do Sul. O processo é decorrência de suas obras anteriores, como Familiar Spaces iniciada em 2000, durante seu curso de Mestrado no The Art Institut of Chicago, nos estados Unidos. Desde então seu foco de atenção volta-se para os espaços públicos, seus usos, suas problemáticas e a resistência das áreas verdes. Eisenlohr apresentará uma série de fotografias panorâmicas noturnas captadas com negativos e câmeras de médio formato em longa exposição e também fotografias digitais da mesma série.
Elaine Tedesco apresenta extratos de duas séries do mesmo período: Vanitas no jardim na qual o processo envolve levar cópias de fotografias impressas, que fazem parte de seu acervo e, foram anteriormente exibidas, para o jardim de sua casa e lá registra o apagamento dessas imagens. Na outra série - Das ações com a câmera a artista retoma suas investigações com a sobreposição de imagens, realizadas a partir da dupla exposição de negativos nos anos de 2001 / 2003 e que resultaram no livro Sobreposições Imprecisas. O tema, agora, pra essa mostra considera a proximidade do Espaço Cultural Espm com o cemitério Judaico (que fica em frente) e Tedesco criou imagens de dupla exposição num cemitério Judaico em Berlim.