|
abril 10, 2018
Vivian Caccuri no MAC, Niterói
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói abre, no dia 14 de abril, sábado, a partir das 10h, duas novas exposições: Senhor dos caminhos, do artista Ayrson Heráclito; e Água parada, da artista Vivian Caccuri. Ambas têm a curadoria de Pablo León de la Barra e Raphael Fonseca.
No projeto que ocupará a varanda do museu, Vivian Caccuri dá prosseguimento à sua pesquisa sobre o som e como ele pode afetar de diferentes maneiras o corpo humano e sua experiência estética. Por meio de caixas de som espalhadas no espaço, a artista apresenta uma trilha inédita feita a partir dos ruídos de mosquitos.
No último ano, Vivian tem investigado as relações de veneração e medo proporcionados pelos mosquitos em diferentes culturas, em especial no Brasil e na África. “Responsável pela transmissão de doenças em tempo recorde, o mosquito tende a incomodar as pessoas devido ao seu zumbido que parece anunciar uma picada e faz com que a resposta física seja imediata. Nessa instalação, portanto, o público será recebido por faixas de fumaça que tornam a experiência da varanda peculiar e, somada ao ruído insistente, ofereceram uma experiência estética em que a visão será totalmente mediada pela audição e pelo tato”, explica Raphael Fonseca.