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abril 10, 2018

Rodrigo Matheus no Fortes D'Aloia & Gabriel - Galpão, São Paulo

A Fortes D’Aloia & Gabriel tem o prazer de apresentar duas exposições individuais simultâneas: Hiato de Rodrigo Matheus e Cartas na mesa de Sara Ramo ocupam o Galpão (Barra Funda) de 12 de abril a 19 de maio de 2018. Na ocasião da abertura, Rodrigo Matheus lança ainda seu livro monográfico pela Editora Cobogó, uma publicação com textos de Matthieu Lelièvre, Philip Monk e Kiki Mazzucchelli que abrange sua trajetória artística dos últimos 10 anos.

[scroll down for English version]

Em Hiato, nova exposição de Rodrigo Matheus em Fortes D’Aloia & Gabriel | Galpão, materiais oriundos da arquitetura urbana são rearticulados em obras que evocam o ambiente doméstico. O artista explora assim a relação interior/exterior, como uma maneira de lidar poeticamente com a própria natureza do seu trabalho escultórico. Esse deslocamento semântico cria um intervalo de significados – e é precisamente nessa zona limítrofe que Matheus opera, forjando novas e inesperadas relações aos elementos que compõem suas esculturas.

Na ocasião da abertura, Rodrigo Matheus lança ainda seu livro monográfico pela Editora Cobogó, uma publicação com textos de Matthieu Lelièvre, Philip Monk e Kiki Mazzucchelli que abrange sua trajetória artística dos últimos 10 anos.

Moeda é uma escultura cinética com centenas de lantejoulas douradas, cujo aspecto sedutor contrasta com a natureza nociva do grid que lhe serve de suporte. O artista usa aqui espículas anti-pássaros, um dispositivo arquitetônico cuja função é impedir que aves pousem no parapeito das janelas. Rodrigo Matheus incorpora esse teor para sua obra, mas também o subverte. Em texto publicado no livro do artista (Editora Cobogó, 2018), Kiki Mazzucchelli analisa: “Uma das operações mais evidentes na metodologia do artista é a neutralização da função original dos objetos. Embora imediatamente reconhecíveis, já não possuem serventia alguma no contexto em que se encontram inseridos, num movimento de obsolescência forçada que ressalta seu potencial estético e narrativo. A perda da funcionalidade é somada à aproximação e ao encadeamento de elementos díspares, resultando em composições que sugerem uma espécie de narrativa incompleta e não linear que permite inúmeros pontos de entrada e saída, como se cada objeto correspondesse a um signo de uma linguagem ao mesmo tempo familiar e indecifrável.”

Rodrigo Matheus explora ainda a armação modular das espículas em outras obras da exposição. Em Margem, o material é suporte para um emaranhado de fios de lã, enquanto a paisagem de Janela é criada com telas coloridas de algodão. A presença dos gravetos em Ascensão, por sua vez, contrapõe-se à composição triangular das espículas, desenhando linhas orgânicas no espaço.

De maneira análoga, Cortina e Arco trazem pesadas esferas de concreto – também empregado como barreira arquitetônica, esse material é usado em praças públicas e privadas para delimitar a circulação de pessoas. Nessas obras, porém, torna-se a base de estruturas autoportantes e recebem arranjos com voal, zíper e penas.

Rodrigo Matheus nasceu em São Paulo em 1974 e atualmente vive e trabalha em Paris. Entre suas exposições individuais recentes estão: Soft Spectacle, Ibid Gallery (Los Angeles, 2017); Ornament and Crime, Galerie Nathalie Obadia (Bruxelas, 2016); Do Rio e para é to Rio and from, Galeria Silvia Cintra + Box 4 (Rio de Janeiro, 2014); Colisão de Sonhos Reais em Universos Paralelos, Fundação Manuel António da Mota (Porto, 2013). Suas participações em coletivas incluem: Fade in 2: Ext. Modernist Home – Night, Museum of Contemporary Art (Belgrado, 2017); Fade in: Int. Art Gallery – Day, Swiss Institute Contemporary Art (Nova York, 2016); Museum On/Off, Centre Pompidou (Paris, 2016); What separates us, Sala Brasil, the Embassy of Brazil (Londres, 2016); Le parfait flâneur, Palais de Tokyo hors les mûrs, Halle Girard (Lyon, 2015); 3ª Bienal da Bahia, MAM Bahia (Salvador, 2014); Imagine Brazil, Astrup Fearnley Museet (Oslo, 2013); 32ª Panorama da Arte Brasileira, MAM SP (São Paulo, 2011). Sua obra está presente em importantes coleções, como Instituto Inhotim (Brumadinho), MAM (Rio de Janeiro), MAM (São Paulo) e Pinacoteca do Estado (São Paulo).


Fortes D'Aloia & Gabriel is pleased to present two exhibitions Hiato [Hiatus], by Rodrigo Matheus and Cartas na Mesa [Cards on the Table] by Sara Ramo at the Galpão (Barra Funda) from April 12 to May 19, 2018. On the occasion of the opening, the artist will also launch his monograph by Editora Cobogó, a publication with texts by Matthieu Lelièvre, Philip Monk and Kiki Mazzucchelli that cover his artistic career over the last 10 years.

In Hiato [Hiatus], a new exhibition by Rodrigo Matheus at Fortes D'Aloia & Gabriel | Galpão, materials from urban architecture are rearticulated in works that evoke the domestic environment. The artist thus explores the relationship between interior/exterior as a way of dealing poetically with the very nature of his sculptural work. This semantic shift creates a range of meanings – and it is precisely at this borderline that Matheus operates, forging new and unexpected relationships to the elements that make up his sculptures. On the occasion of the opening, the artist will also launch his monograph by Editora Cobogó, a publication with texts by Matthieu Lelièvre, Philip Monk and Kiki Mazzucchelli that cover his artistic career over the last 10 years.

Moeda [Coin] is a kinetic sculpture with hundreds of gold sequins. The seductive aspect of the circles contrasts with the harmful nature of the grid that supports it: they are bird spikes, an architectural device whose original function is to prevent those animals from landing on windowsills. Rodrigo Matheus incorporates this in his work, but also subverts it. In a text published in the artist's book (Cobogó, 2018), Kiki Mazzucchelli writes: “One of the most evident operations in the artist’s methodology is a neutralization of the objects’ original functions. Although immediately recognizable, they no longer possess any use whatsoever within the context into which they find themselves inserted, in a movement of forced obsolescence that underscores their aesthetic and narrative potential. Loss of functionality is thus added to the proximity or combination of disparate elements, resulting in compositions that suggest an incomplete, non-linear narrative of sorts that allows for countless points of entry and exit, as if each object corresponded to a simultaneously familiar and undecipherable language.”

Rodrigo Matheus explores the modular structure of the spikes in other works of the exhibition. In Margem [Margin] the material supports a tangle of woollen yarn, while the landscape of Janela [Window] is created with coloured cotton screens. The presence of the twigs in Ascensão [Ascension], in turn, contrasts with the triangular composition of the spikes, drawing organic lines in the space.

In an analogous way, Cortina [Curtain] and Arco [Arch] have heavy concrete spheres – also used as an architectural barrier, this material is used in public and private squares to delimit the movement of people. In these works, however, it becomes the basis of self-supporting structures with added voile, zipper and feather arrangements.

Rodrigo Matheus was born in São Paulo in 1974 and currently lives and works in Paris. Among his recent solo exhibitions are: Soft Spectacle, Ibid Gallery (Los Angeles, 2017); Ornament and Crime, Galerie Nathalie Obadia (Brussels, 2016); Do Rio e para é to Rio and from, Galeria Silvia Cintra + Box 4 (Rio de Janeiro, 2014); Collision of Real Dreams in Parallel Universes, Manuel António da Mota Foundation (Porto, 2013). His participation in group shows include: Fade in 2: Ext. Modernist Home – Night, Museum of Contemporary Art (Belgrade, 2017); Fade in: Int. Art Gallery – Day, Swiss Institute Contemporary Art (New York, 2016); Museum On/Off, Center Pompidou (Paris, 2016); What separates us, Brazil Room, the Embassy of Brazil (London, 2016); Le parfait flâneur, Palais de Tokyo hors les mûrs, Halle Girard (Lyon, 2015); 3. Bienal da Bahia, MAM Bahia (Salvador, 2014); Imagine Brazil, Astrup Fearnley Museet (Oslo, 2013); 32. Panorama da Arte Brasileira, MAM SP (São Paulo, 2011). His work is present in important collections; such as Instituto Inhotim (Brumadinho), MAM (Rio de Janeiro), MAM (São Paulo) and Pinacoteca do Estado (São Paulo).

Posted by Patricia Canetti at 9:44 AM