|
abril 5, 2018
Roesler Hotel: Screenspace na Nara Roesler, São Paulo
Simultaneamente à mostra de León Ferrari, a Galeria Nara Roesler – SP, na 28a edição de seu programa Roesler Hotel recebe Screenspace, exposição que apresenta produções recentes de dezenove artistas dedicados a pensar a cultura visual contemporânea por meio das problemáticas que envolvem a linguagem fotográfica em um contexto pós-digital.
Na atual edição do Roesler Hotel, a curadoria é de Vik Muniz - artista representado pela galeria -, Lucas Blalock e Barney Kulok, cujos trabalhos também integram a exposição. Screenspaces é apresentada como um sintoma de que a fotografia digital mudou definitivamente a nossa percepção sobre o mundo ao nosso redor.
A construção das noções de verdade e realidade, ou o vínculo indicial entre o que é fotografado e sua representação, temas tradicionalmente caros à fotografia, seguem presentes nas pesquisas desses artistas. No entanto, o que mais se destaca na mostra é o interesse por pensar as tecnologias digitais não como simples ferramentas, senão como dispositivos capazes de remodelar nosso imaginário e o modo como nos relacionamos com as imagens.
Artistas participantes: Awol Erizku, Barney Kulok, Chris Wiley, Daniel Gordon, Deana Lawson, Dilon DeWaters, Erin Shirreff, Hannah Whitaker, Jibade-Khalil Huffman, John Houck, Jonathan Ehrenberg, Leah Beeferman, Leslie Hewitt, Lucas Blalock, Mariah Robertson, Paul Mpagi Sepuya, Sara Cwynar, Vik Muniz, Whitney Hubbs.
Como parte da programação da SP-Arte, no dia do vernissage, às 18h, durante o Gallery Night, quando o circuito das galerias funciona em horário estendido para receber o público, os curadores realizam um bate-papo sobre a exposição.
O projeto Roesler Hotel foi criado pela Galeria Nara Roesler em 2002 para promover o diálogo entre as comunidades artísticas nacional e internacional, convidando curadores e artistas a realizar experimentos em seu espaço.