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abril 4, 2018

Hartwig Burchard no Pivô, São Paulo

No dia 8 de abril, o Pivô inaugura a exposição Hartwig Burchard: Poeta de Vários Mundos, com curadoria de Veronica Stigger.

Em abril, o Pivô apresenta a terceira edição de seu programa “Fora da Caixa”. Nessa ocasião, o espaço expositivo do segundo andar da instituição será tomado pelas monotipias do artista Hartwig Burchard, com curadoria de Veronica Stigger.

A exposição de Hartwig Burchard (1920 – 2014) apresentará cerca de 20 monotipias realizadas entre 1998 e 2000, nas quais nota-se a estreita relação que o artista estabelece entre a escrita e o trabalho plástico. Esta relação o alinha juntos à artistas contemporâneos que não apenas inserem a palavra em suas pinturas e gravuras, mas fazem dela o elemento central da obra, como Mira Schendel, Leonilson, e os internacionais Cy Twombly e Anselm Kiefer. Em suas monotipias, a escrita aparece ora mais ora menos definida. Em algumas é possível identificar certas palavras por vezes apresentadas de trás para frente em função da impressão. Já em outras, como nas quatro da série azul que fazem parte da mostra, as palavras se tornam quase ilegíveis, restando mais como gesto do que como grafia.

Na história da arte recente, Burchard permaneceu submerso ao longo das últimas décadas, cada vez menos reconhecível e reconhecido no presente, em movimento análogo a como o artista descreve sua própria obra: “as palavras desenhadas, pintadas ou impressas quase que afundam, tornando-se menos reconhecíveis, como numa terceira dimensão”. Reencontrado neste momento, Burchard dá a impressão de nunca ter se ausentado de todo. Não à toa, a extrema contemporaneidade de sua obra teve a capacidade de dialogar com o que de mais intenso estava se produzindo nas artes plásticas brasileiras e estrangeiras de cada época de sua trajetória.

O programa Fora da Caixa tem como objetivo revisitar obras e projetos artísticos exibidos no passado e que agora permanecem guardados em acervos públicos ou privados. Procura-se assim investigar a produção artística dos últimos 50 anos e refletir sobre sua influência na atualidade, promovendo interlocuções possíveis com o panorama da produção contemporânea recente.

Hartwig Burchard expôs duas vezes no MASP. Possui obras nos acervos de instituições como o MAM, a Biblioteca Nacional, Metropolitan Art Museum de Nova York, Musee d’Art Moderne de Estraburgo, Museé de l’Affiche de Paris, 
Museu de Arte Brasileira de São Paulo
 e no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP).

Veronica Stigger é escritora, crítica de arte e professora universitária. Doutora em Teoria e Crítica de Arte pela USP. É coordenadora do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema e professora das Pós-Graduações em História da Arte e em Fotografia da FAAP. Publicou “Os anões”, “Delírio de Damasco” e “Opisanie świata”.

Posted by Patricia Canetti at 10:10 AM