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março 26, 2018

Nicolás Paris na Luisa Strina, São Paulo

“O espaço implica relações invisíveis. Tem a capacidade de preencher-se de códigos, falar, multiplicar e limitar o que acontece em torno dele. Com base nessa ideia, oferece oportunidades para abrir diálogos e trocas, para que possa servir então como uma ferramenta pedagógica.“ – Nicolás Paris

[scroll down for English version]

A partir da ideia de ocupação de um espaço expositivo como possibilidade pedagógica, Nicolás Paris constrói uma poética centrada nos sentidos, acionados pela experiência artística em sentido amplo. Valendo-se de gestos mínimos na composição de seus desenhos e de sutis interferências em objetos ordinários para desestabilizar a percepção do observador, o artista elabora suas obras com dispositivos que vão além do ato de grafar e, frequentemente, se transformam em exercícios lúdicos de experimentação criativa.

Galeria Luisa Strina tem o prazer de anunciar a exposição Entre mañana y ayer o los caminos del desvio, segunda exposição individual do artista colombiano na galeria. Paris apresentará desenhos e objetos além de ambientes suspensos, cada qual com uma instalação em seu interior. Além da exposição, o artista fará workshops com educadores de museus de São Paulo, parte de seu trabalho pedagógico.

Exposições solos recentes incluem: “ejercicios para sembrar relámpagos”, Caixa Forum, Barcelona (2017); “Petricor”, NC-Arte, Bogotá (2016); “Quatro variações à volta do nada ou falar do que não tem nome”, Museu Berardo, Lisboa (2015); “Micro-eventos o la posibilidad de equivocarnos”, Fórum Eugénio de Almeida, Évora (2015); “Room for Us”, Kadist Art Foundation, Paris (2013); “Ejercicios de Resistencia”, MUAC Museo de Arte Contemporaneo, Cidade do México (2012); “Desaprender”, Galeria Luisa Strina, São Paulo (2012).

Exposições coletivas recentes incluem: “Libretas de dibujos: reencuentros de memoria gráfica”, Biblioteca Luis Ángel Arango, Bogotá (2017); “Ser Humano Ser Urbano” – projeto em espaço público, Cidade do México (2017); “Boa sorte com os vossos esforços naturais, combinados, atrativos e verdadeiros em duas exposições”, Fórum Eugénio de Almeida, Évora (2017); “El curso natural de las cosas”, La Casa Encendida, Madri (2016); “De lo espiritual en el arte”, MAMM Museo de Arte Moderno, Medellín (2016); “United States of Latin America”, MOCAD Museum of Contemporary Art, Detroit (2015); “Bonne chance pour vos tentatives naturelles, combinées, atractives et véridiques en deux expositions”, CRAC Alsace, Altkirch (2015); XII Bienal de Havana (2015), “Ernesto”, CEAAC Centre Européen d’ Actions Artistiques Contemporaines, Strasbourg (2014); “The Peacock”, Grazer Kunstverein, Graz (2014), A Pause for Reflexexion, Musac, León (2014); “Saber Desconocer”, 43 Salon (inter)nacional de Artistas, Medellín (2013); “The Ungovernables” – second New Museum Triennial, New York (2012); 54a Bienal de Veneza (2011); 11a Bienal de Lyon (2011).

Coleções públicas das quais seu trabalho é parte incluem: Coleção TATE, Inglaterra; Kadist Art Foundation, Paris; Coleção JUMEX, México; MAMM Museu de Arte Moderno de Medellín, Colômbia; MUSAC Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León, León, Espanha; CaixaForum, Barcelona; Museu Thyssen-Bornemisza, Madri.


“Space implicates invisible relations. It has the ability to fill itself with codes, speak, multiply and limit what happens around it. Based on this idea, it offers opportunities to start dialogues and exchanges, so that it can work as a pedagogical tool.”- Nicolás Paris

Starting from the idea of occupying na exhibition space as a pedagogical possibility, Nicolás Paris constructs a poetic centered in the senses, activated by the artistic experience in a broad sense. Drawing on minimal gestures in the composition of his works and subtle interferences on ordinary objects to destabilize the observer’s perception, the artist elaborates his pieces with devices that go beyond writing and often transform into playful experimental creative exercises.

Galeria Luisa Strina is pleased to announce Entre mañana y ayer o los caminos del desvio, second solo show of the Colombian artist in the gallery. Paris will present drawings and objects in addition to suspended environments, each with as installation in its inside. Besides the exhibition, the artist will offer workshops with educators from the museums in São Paulo, part of his pedagogical work.

Recent solo shows include: “ejercicios para sembrar relámpagos”, Caixa Forum, Barcelona (2017); “Petricor”, NC-Arte, Bogotá (2016); “Quatro variações à volta do nada ou falar do que não tem nome”, Museu Berardo, Lisbon (2015); “Micro-eventos o la posibilidad de equivocarnos”, Fórum Eugénio de Almeida, Évora (2015); “Room for Us”, Kadist Art Foundation, Paris (2013); “Ejercicios de Resistencia”, MUAC Museo de Arte Contemporaneo, Mexico City (2012); “Desaprender”, Galeria Luisa Strina, São Paulo (2012).

Recent group shows include: “Libretas de dibujos: reencuentros de memoria gráfica”, Biblioteca Luis Ángel Arango, Bogotá (2017); “Ser Humano Ser Urbano” – public space project, Mexico City (2017); “Boa sorte com os vossos esforços naturais, combinados, atrativos e verdadeiros em duas exposições”, Fórum Eugénio de Almeida, Évora (2017); “El curso natural de las cosas”, La Casa Encendida, Madri (2016); “De lo espiritual en el arte”, MAMM Museo de Arte Moderno, Medellín (2016); “United States of Latin America”, MOCAD Museum of Contemporary Art, Detroit (2015); “Bonne chance pour vos tentatives naturelles, combinées, atractives et véridiques en deux expositions”, CRAC Alsace, Altkirch (2015); XII Havana Biennial (2015), “Ernesto”, CEAAC Centre Européen d’ Actions Artistiques Contemporaines, Strasbourg (2014); “The Peacock”, Grazer Kunstverein, Graz (2014), A Pause for Reflexexion, Musac, León (2014); “Saber Desconocer”, 43 Salon (inter)nacional de Artistas, Medellín (2013); “The Ungovernables” – segunda trienal do New Museum, New York (2012); 54th Venice Biennial (2011); 11th Lyon Biennial (2011).

Public collections holding his work include: Tate Collection, England; Kadist Art Foundation, Paris; JUMEX Collection, Mexico City; MAMM Museu de Arte Moderno de Medellín, Colombia; MUSAC Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León, León, Spain.

Posted by Patricia Canetti at 11:33 AM