|
março 20, 2018
5 anos de Carbono na Carbono, São Paulo
Carbono completa 5 anos e realiza exposição comemorativa
Abraham Palatnik faz edição especial para mostra
Com um conceito único de múltiplos no Brasil, a Carbono Galeria completa 5 anos de intenso trabalho. Com mais de 200 edições exclusivas, com artistas consagrados nacionais e internacionais, abre mostra com uma retrospectiva desse período com 40 obras do seu acervo. Na ocasião será lançada uma edição especial de Abraham Palatnik, realizada com exclusividade para a galeria. A abertura acontece no próximo dia 26 de março e permanece até 19 de maio.
A edição especial para celebrar os cinco anos da galeria assinada pelo Palatnik coincide com o aniversário de 90 anos do artista. Pioneiro na arte cinética no Brasil, Abraham já participou de oito edições da Bienal de SP e da 32ª Bienal de Veneza. O trabalho inédito para Carbono terá uma tiragem de 25 e apresenta um relevo em vacuum forming e pintura.
Comandada com garra e comprometimento por Ana Serra e Renata Castro e Silva, a Carbono trabalha com a colaboração de artistas consolidados, importantes galerias e curadores experientes, apresenta edições exclusivas com a finalidade maior de expandir o mercado, criando mais oportunidades para novos colecionadores e difundindo o pensamento do artista.
Para a curadora Ligia Canongia, “Desde o início, ficaram claros os padrões profissionais e a seriedade da galeria, a ponto de se poder mesmo dizer que ela, praticamente, já nasceu madura. E aqui não se trata de precocidade, mas, sim, de respeito e compromisso permanente com os processos, veículos e conceitos contemporâneos” conta em texto de apresentação.
Além do acervo exclusivo, a Carbono também trabalha em parceria com alguns dos melhores editores internacionais. A cada curadoria, novas edições são incorporadas à coleção, sempre com o rígido controle e certificação de autenticidade. As edições, ou seja, obras de arte que são reproduzidas em série limitada (em sua grande maioria), abrange diversas categorias, como esculturas, objetos, livros de artistas, gravuras, fotografias, vídeos e até instalações.
Um livro comemorativo aos 5 anos também será lançado durante o período expositivo, com textos de importantes curadores, galeristas, críticos de arte entre outros.