|
fevereiro 18, 2018
Projeto Latitude apoia a participação de 15 galerias na ARCOmadrid 2018
Na 37ª edição da feira de arte espanhola ARCOmadrid 2018, realizada entre os dias 21 e 25 de fevereiro, participam 15 galerias brasileiras participantes do Projeto Latitude – parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT e a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos –, voltado à internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea.
A linha de pesquisa desta 37ª ARCOmadrid, em contraste com edições anteriores, deixa para trás o conceito de país convidado ou mesmo de região homenageada para adotar o conceito de “futuro”. A nova seção da feira, intitulada Futuro é curada por Chus Martínez, Rosa Lleo e Elise Lammer, que partem da frase do escritor espanhol Jorge Luís Borges “El futuro no es lo que va a pasar, sino lo que vamos a hacer” [“O futuro não é o que vai acontecer, mas o que vamos fazer”, em tradução livre], abrindo a feira com uma seleção de 20 galerias internacionais, entre as quais figuram as brasileiras A Gentil Carioca (artista Opavivará!) e Galeria Nara Roesler (Eduardo Navarro).
Do Programa Geral participam as brasileiras: Anita Schwartz Galeria de Arte, Athena Contemporânea, Baró Galeria, Casa Triângulo, Dan Galeria, Galeria Jaqueline Martins, Galeria Marilia Razuk, Galeria Raquel Arnaud, Luciana Brito Galeria e Vermelho. Participam da seção Diálogos as galerias Fortes D’Aloia & Gabriel e Galeria Luisa Strina. E, por fim, participa da seção Opening a galeria carioca Cavalo, em sua primeira feira internacional desde sua adesão ao Projeto Latitude.
Galerias participantes, seus estandes e artistas
A Gentil Carioca (7H16) leva o coletivo de artistas OPAVIVARÁ!
Anita Schwartz Galeria de Arte (estande 9D14) leva à feira obras dos artistas Bruno Vilela, Rodrigo Braga e Daniella Antonelli.
Athena Arte Contemporânea (9E15) leva obras de Débora Bolsoni, Laura Belém, Rodrigo Bivar e Vanderlei Lopes.
Baró Galeria (9E12) apresenta os artistas Felipe Ehrenberg, Rasheed Arlen, David Medalla, Maria Lynch, Mônica Nador, Iván Navarro, Paulo Nenflídio, Túlio Pinto, Pablo Reinoso e Lourival Cuquinha.
Casa Triângulo (9D10) apresenta obras dos artistas Albano Afonso, Alex Cerveny, Ascânio MMM, assume vivid astro focus, Eduardo Berliner, Guillermo Mora, Ivan Grilo, Joana Vasconcelos, Lucas Simões, Marcia Xavier, Mariana Palma, Max Gómez Canle, Nino Cais, Sandra Cinto e Vânia Mignone.
Fortes, D’Aloia & Gabriel (7A10) comparece com os artistas Armando Andrade Tudela e Tamar Guimarães & Kasper Akhoej. Os artistas Ernesto Neto, Jac Leirner e Rivane Neuenschwander, também representados pela galeria, participam da coletiva “Visiones de la tierra / El mundo planeado. Colección Luís Paulo Montenegro”, na Sala de Arte Santander.
Galeria Jaqueline Martins (9G06) leva à feira obras dos artistas André Parente e Diango Hernández.
Galeria Marilia Razuk (7C04) apresenta obras de Alexandre Canonico, Johana Calle, Marlon de Azambuja e Vanderlei Lopes.
Galeria Nara Roesler (7H16) artista Eduardo Navarro.
Galeria Raquel Arnaud (7D01) leva obras de Carla Chaim, Célia Euvaldo, Frida Baranek, Sérgio Camargo e Waltercio Caldas.
Luciana Brito Galeria (9A07) apresenta obras de Pablo Lobato, Liliana Porter e Héctor Zamora.
Vermelho (9D05) leva obras dos artistas Ivan Argote e Dora Longo Bahia.
Galeria Luisa Strina (9A12) leva os artistas Juan Araújo e Carlos Garaicoa.
Galeria Cavalo (9OP02) participa pela primeira vez da feira com os artistas Marina Weffort e Pablo Pijnappel.
Latitude - Platform for Brazilian Art Galleries Abroad
É um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT, e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 51 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.
Histórico
Nestes dez anos de atuação, o número de empresas participantes do Latitude cresceu de 5 para 49, contando com as galerias mais profissionalizadas do Brasil. Para atender ao influxo de novas galerias associadas, muitas delas iniciando seu processo de internacionalização, as ações desenvolvidas diversificaram-se e se tornaram mais complexas, por isso são oferecidas às galerias participantes um sofisticado programa de mais de 7 modalidades de ações.
O volume das exportações das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007 foram exportados US$ 6 milhões, e em 2015 atingiu-se um pico de quase US$ 70 milhões, quantia quase duas vezes maior àquela de 2014. As galerias Latitude foram responsáveis por 41% do volume total das exportações do setor em 2016.
Desde abril de 2011, quando a ABACT assume o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 200 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 20 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.