|
fevereiro 15, 2018
Continuum na Iberê Camargo, Porto Alegre
Abre no próximo fim de semana, dias 17 e 18 de fevereiro, a mostra de videoarte Continuum, com curadoria de Henrique Menezes. Três obras audiovisuais dos artistas Ana Rito (Portugal), Cezar Sperinde (Israel/Brasil) e Leonardo Remor e Denis Rodriguez (Brasil) compõem a Mostra, que parte dos conceitos de continuidade e efemeridade capturados pelo gesto artístico. Com uma visualidade surreal e fluída, as narrativas simulam ações sem fim, registrando a potência do instante.
A mostra Continuum poderá ser vista também no fim de semana dos dias 24 e 25 de fevereiro, com entrada franca. (leia o texto curatorial)
Artistas e obras
Ana Rito - Pleura
Vídeo 4k transcrito para full HD, p/b, som, 14’ 17″, [loop]. Dim. Variáveis. 1/1 + 1 PA.
A obra Pleura (2005), da artista portuguesa Ana Rito, abre o percurso do visitante ditando o tom da mostra através de sua sutileza estética. A corrente de um rio passa tranquilamente por uma escultura clássica imóvel, numa permanente evocação do tempo e da finitude. A obra faz parte da Colecção António Cachola, uma das principais e mais respeitadas coleções privadas de Portugal.
Ana Rito - Nasceu em Lisboa, em 1978. Vive e trabalha em Lisboa. É formada em Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Realizou várias exposições individuais e colectivas em galerias e instituições como a Módulo – Centro Difusor de Arte, em Lisboa; a galeria Mário Mauroner Contemporary Art, em Viena; o Carpe Diem Arte e Pesquisa, em Lisboa; o Voyem Project View, em Lisboa; o CAPC – Círculo de Artes Plásticas de Coimbra; a Plataforma Revólver, em Lisboa; o Museu de Arte Contemporânea de Elvas; o Museu da Cidade, em Lisboa; o Pavilhão 28, em Lisboa; a Arte Contempo, em Lisboa; entre outras. Participou na 50ª Bienal de Veneza, no âmbito da iniciativa “VV2 Vivere Venezia-Recycling the Future” e na 52ª Bienal de Veneza, no âmbito da exposição colectiva “Faccia Lei”. Tem desenvolvido, ainda, actividade de curadoria e reflexão teórica sobre arte contemporânea. As suas obras estão representadas nas colecções Museu Colecção Berardo, CAPC, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, entre outras.
Cezar Sperinde - Pindorama - dancing palm trees
moving image, in loop, 2014
Pindorama - dancing palm trees (2014), de Cezar Sperinde, é uma projeção em grande formato que registra uma performance do artista em Londres, onde imensas palmeiras infláveis agitam-se em frente a colunas de uma imponente construção neoclássica. Este oásis alegórico, inusitado e anacrônico, explora reflexões sobre identidades e arquiteturas, em análises sociais e históricas que tocam o choque das experiências culturais contemporâneas.
Cezar Sperinde - nasceu em Porto Alegre, RS, em 1981. Vive e trabalha entre Tel Aviv, Londres e São Paulo. Em 2005, emigrou para Tel Aviv, Israel, onde obteve o Bacharelado em Artes Visuais com ênfase em Fotografia pela Bezalel Academy of Arts and Design. Em 2011, na graduação, foi laureado com o prêmio Laureen and Mitchell Presser Award for Excellence in Photography. Em 2012 imigrou novamente, desta vez para a Inglaterra, onde concluiu com mérito o Mestrado em Artes Visuais na renomada Slade School of Fine Arts, UCL, em Londres. Foi premiado ao concluir o mestrado com o Laureen and Mitchell Presser, Arts Directed Grant, New York. Participou de mostras coletivas em espaços institucionais e galerias em Buenos Aires, Tel Aviv, Jerusalém, Oxford, Londres e Istambul. Participou recentemente do projeto Décima residência artística no Red Bull Station, em São Paulo. Possui trabalhos na Coleção Gilberto Chateaubriand, MAM-Rio, RJ.
Leonardo Remor e Denis Rodriguez – Cinema é Cachoeira
Filme 35mm transferido para digital | 13 min 40 seg | cor | stereo | 2015
O filme Cinema é Cachoeira, de Leonardo Remor e Denis Rodriguez, é inspirado em uma citação do cineasta Humberto Mauro e faz um paralelo entre o looping do filme e o fluxo contínuo da água que corre em uma escadaria de Porto Alegre.
Leonardo Remor (Estação/RS – Brasil, 1987) - Cineasta, artista visual e pesquisador independente, artista-gestor da Galeria Península, em Porto Alegre, Brasil: espaço de arte focado em práticas contemporâneas. Através do uso de diferentes mídias – filme, instalação, objeto, escultura, performance, fotografia – investiga o espaço da natureza na lógica do desenvolvimento da cidade e do homem.
Denis Rodriguez - preocupado em mudar o valor das coisas, o artista, curador autônomo e ativista, sempre direcionou seus projetos e imagens para temas que necessitam militância. Assuntos como cultura de paz, proteção animal, pornografia e sensualidade na arte, poluição visual urbana, trânsito, impermanência da arte em espaços públicos, natureza pictórica, estão presentes em seus últimos trabalhos. Graduado em fotografia pelo Instituto Lorenzo de’Medici, Florença, Itália e com especialização em fotografia editorial na escola londrina Saint Martins. O fotógrafo evita repetição de fórmulas artísticas e integra a palavra ao seu percurso de artista visual. Especializado em jornalismo de entretenimento, com competência em arquitetura, artes, decoração de interiores, design e moda. Escreveu e fotografou editoriais para a revista modo de vida (especializada em arquitetura e estilo de vida), editora Glamurama de Joyce Pascowitch, 2008 a 2011. Clicou editoriais de moda para as revistas JP e MODA, da mesma editora, 2007 a 2010. Foi editor de moda interino da Revista da Folha – jornal Folha de São Paulo, 2007 e 2008; criador do canal de moda da rua do portal UOL – 2007 a 2009 e; correspondente latino-americano do site a shaded view on fashion, www.asvof.com, editado por Diane Pernet, 2007 a 2010. Participou de duas edições da revista online FAQ, faqmagazine.net, 2006 e 2007.