|
janeiro 31, 2018
Abre-Alas na Gentil Carioca, Rio de Janeiro
No próximo sábado, dia 03 de fevereiro as 18h, A Galeria A Gentil Carioca, tem o prazer de apresentar as obras do 20 novos artistas e coletivos selecionados para o projeto ABRE ALAS, que está em sua décima quarta edição, nosso “ABRE ALAS 14”, este ano com a curadoria de Clarissa Diniz, Ulisses Carrilho e o artista Cabelo.
Os artistas e coletivos selecionados para o ABRE ALAS 14, foram: Allan Sieber, Amador e Jr. Segurança Patrimonial LTDA., Angela Od, Bia Martins, Caio Pacela, Danielle Cukierman, Enorê, Gustavo Torres, Ivan Schulze, João Paulo Racy, Kammal João, Leandro Eiki, Mariana Paraizo, Maxwell Alexandre, Nathalie Nery, Rafael Pagatini, Ricardo Villa, Thiago Ortiz, VAV- Vendo Ações Virtuosas e Yoko Nishio.
Além da exposição e performances que acontecerão de alguns artistas do ABRE ALAS 14, também serão realizados diversas ativações da Galeria A Gentil Carioca. São elas:
1- O lançamento da “Camisa Educação de n º 76” da artista Cristina Flores: "Mamilo Broche de Mamilo" é você usar seus mamilos feito broches.
2- A “Contaminação Encruzilhada Gentil”, desta vez a cargo da Companhia de Danças Orientais Maira Mattar, que propõe expressões corporais de interpretação científico-histórico-político, com uma linguagem de poesia através dança, de transformação na realidade não só individual como também social. Que nos contemplará com a ativação: “Djinis (invisível)”, performance de danças orientais, onde três danças serão apresentadas: a dança ritualística das Sacerdotisas em Hieróglifos, a dança do bastão com influências do árabe na zambra flamenca e uma performance de improviso com a interação da plateia.
3- O “Tradicional Concurso de Fantasias Gentil + desfile”
Quem tiver a melhor fantasia e performance leva uma cortesia para uma noite e meia de amores no motel Meu Cantinho!
Tirem suas fantasias do armário!
Breve histórico do ABRE ALAS
“O Edital ABRE ALAS 14, recebeu 360 inscrições que foram analisadas pelos curadores, Clarissa Diniz, Ulisses Carrilho, e o artista Cabelo, que selecionaram 20 artistas, considerando os portfólios e trabalhos enviados para galeria entre outubro e novembro de 2017.
Em 2004, final do primeiro ano de vida da galeria, Marcio Botner, Laura Lima e Ernesto Neto perceberam que tinham um tesouro em mãos: cerca de 200 portfólios recebidos de artistas de todo o Brasil. Com isto, eles decidiram que iriam aproveitar todo esse material em uma exposição que acontece desde 2005 – próxima ao carnaval.
O nome “Abre Alas” remete ao carro que inaugura o desfile das escolas de Samba. O projeto é uma exposição que nasceu com o intuito de abrir espaço para jovens artistas. Com o tempo, a exposição passou a incluir a participação de artistas do mundo todo.
A Gentil Carioca, funciona como uma vitrine, e se alegra ao ver que os artistas apresentados no projeto seguem seu caminho fazendo parte dessa rede maior.
Mais de 100 novos nomes participaram do projeto ao longo destes anos. Entre eles: Maria Nepomuceno, Guga Ferraz, Rodrigo Torres e Maria Laet.
Desde 2010 são convidados curadores para realizar a seleção dos trabalhos. Este ano para o comitê de seleção, convidamos Clarissa Diniz, Ulisses Carrilho, e Cabelo.