|
dezembro 6, 2017
Vivemos na melhor cidade da América do Sul apresenta Coletivo OPAVIVARÁ! na Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre
Coletivo OPAVIVARÁ! instala chuveiros na Fundação Iberê Camargo e propõe a participação do público
Grupo carioca convida os visitantes a interagir com as instalações Sofaraokê e Chuvaverão, oferecendo experiências coletivas e diversão. No sábado, às 17h, o coletivo participa do Seminário Sob o Sol dos Trópicos
No próximo final de semana, 09 e 10 de dezembro, o coletivo carioca OPAVIVARÁ! participa da programação da Fundação Iberê Camargo com a ativação de duas obras interativas, que propõem a participação do público. Além de promover uma atividade ao ar livre com o seu sofá/equipamento de som Sofáraokê – obra em exibição na exposição Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul –, o coletivo recria em Porto Alegre o projeto Chuvaverão, que consiste na instalação de chuveiros ao ar livre, para serem utilizados pelos visitantes. A intenção do coletivo de artistas é gerar reflexões sobre as experiências cotidianas. O Opavivará também participa do Seminário Sob o Sol dos Trópicos – que acontece no sábado, dia 09, às 17h, ao ar livre, junto à obra Sofaraokê – e promove atividades de ativação das obras nos seguintes horários: no sábado, às 16h (Chuvaverão), e no domingo, às 15h (Chuvaverão) e às 16h (Sofáraokê). A entrada é franca.
O Sofáraokê é um mobiliário híbrido desenvolvido pelo Opavivará, que se apropriou dos videokês criando um objeto-arte cuja principal função é descontrair e entreter o usuário. A intervenção consiste em um sofá com caixas de som, luzes, tela e um sistema de karaokê instalado, tudo reunido no mesmo objeto. A ação convida os passantes a soltarem a voz, sentados no sofá. O Chuvaverão é um sistema hidráulico com quatro chuveirões, livres para o uso de qualquer pessoa que passe em frente à Fundação Iberê Camargo. O projeto foi realizado pela primeira vez em 2014, na Galeria A Gentil Carioca (RJ), e remete às antigas fontes de água públicas que existiam no Rio de janeiro. A instalação Chuvaverão vai ficar disponível ao público nos fins de semana, dias 09, 10, 16 e 17 de dezembro, durante o período de visitação da Fundação, das 15h às 20h.
O OPAVIVARÁ! é um coletivo de arte do Rio de Janeiro criado em 2005. Os artistas do grupo desenvolvem ações em espaços públicos, galerias e instituições culturais, propondo experiências coletivas e interação. O grupo é participante ativo no panorama das artes contemporâneas e tem obras em coleções importantes como Latin America | Museu Solomon R. Guggenheim, Coleção Gilberto Chateaubriand | Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Acervo do Museu de Arte Contemporânea | MAC – São Paulo. Participa de exposições nacionais e internacionais de reconhecida importância no cenário das artes visuais no mundo, como Bienal de Havana/Cuba, Bienal de São Paulo, Bienal de Taipei, Art Basel e residências como a Residência Artística Casaplan, no Chile. Saiba mais sobre o coletivo em http://opavivara.com.br/.
As ações do coletivo integram as atividades paralelas à exposição Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul, em cartaz na Fundação. A exposição traz obras de 28 artistas brasileiros referenciais – como Alair Gomes, Beto Shwafaty, Carlos Vergara, Guga Ferraz, Hélio Oiticica, Iberê Camargo, Maria Sabato, Mario Testino e Rosângela Rennó, além do próprio coletivo OPAVIVARÁ!, entre outros – que investigam noções contraditórias de tropicalidade, identidade nacional, corpo e violência, e analisam a paisagem estética e política do Rio de Janeiro para lançar uma mirada crítica sobre o Brasil.
PROGRAMAÇÃO
Dia 09 de dezembro, sábado
16h - CHUVAVERÃO*
17h – Seminário Sob o Sol dos Trópicos – conversa com o coletivo OPAVIVARÁ! junto à obra SOFÁRAOKÊ
Dia 10 de dezembro, domingo
15h - CHUVAVERÃO*
16h - Ativação SOFÁRAOKÊ
*A obra fica ativada nos dias 9, 10, 16 e 17 (fins de semana) de dezembro.