|
novembro 28, 2017
Rafael Alonso no MAC, Niterói
MAC Niterói: três novas exposições ocupam Varanda e Salão Principal, com obras de Regina Vater, Bruno Faria e Rafael Alonso
No dia 21 de outubro, sábado, a partir das 10h, três novas exposições serão abertas, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. A Varanda e o Salão Principal vão estar totalmente ocupados com obras, fazendo um verdadeiro Percurso artístico, que se complementa com a bela vista para a Baía de Guanabara. São elas: Oxalá que dê bom tempo, de Regina Vater; Versão oficial, de Bruno Faria; e Don’t you (Forget about me), de Rafael Alonso. A curadoria é de Pablo León de La Barra e Raphael Fonseca.
Dividindo o espaço da varanda com Bruno, está o Niteroiense Rafael Alonso com a sua individual "Don't you (forget about me)". Tendo em vista a experiência e a trajetória do artista como pintor e, mais do que isso, como alguém nascido e criado em Niterói, Rafael compartilhará com o público uma série de 7 gravuras digitais que vem do interesse na relação entre pintura e paisagem. Majoritariamente um pintor que lida com a abstração e com cores fortes, Alonso apresentará, no museu, uma série, que estabelece uma referência com tipo de visualidade dos anos 80 e 90, mas que a geometria sugere algumas relações com a paisagem que o público vê pela varanda - ou seja, as imagens da própria cidade de Niterói.
Ao optar por não mostrar óleos sobre tela, mas impressões digitais coladas em madeira, as tradições de cartazes de turismo e mesmo de cinema tão comum aos anos 1980 será ecoada nessa série de imagens. Por fim, o próprio título da exposição vem de uma famosa música do Simple Minds, de 1985, "Don't you (forget about me)". “Pode-se sair de Niterói, mas ousar esquecer de sua cultura visual de balneário certamente é difícil”, finaliza Raphael Fonseca.