|
novembro 10, 2017
Notas de Subsolo no Paço Municipal, Porto Alegre
Trabalhos refletem sobre a condição e o lugar de subsolo como metáfora para distintos processos de criação
Dia 16 de novembro de 2017 inaugura a exposição Notas de Subsolo, no Porão do Paço Municipal de Porto Alegre (Praça Montevidéu, 10). A mostra coletiva reúne obras de 17 artistas-pesquisadores ligados ao curso de Doutorado em Artes Visuais do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS (PPGAV/UFRGS). Apresentando diferentes trabalhos, entre práticas convencionais e linguagens mais atuais, como desenho, pintura, objeto, performance, fotografia, instalação e videoarte, as proposições atestam a multiplicidade da produção de conhecimento na arte contemporânea. A atividade, que integra a programação do 31º. Festival de Arte Cidade de Porto Alegre, é uma iniciativa dos artistas-pesquisadores numa parceria entre o PPGAV/UFRGS e a Secretaria Municipal de Cultura.
Como parte do processo investigativo, os trabalhos dos artistas refletem modos singulares de pensar e apresentar seus projetos de pesquisa no campo das poéticas visuais a partir da metáfora do subsolo como uma camada subterrânea de criação e produção. As obras são propostas como ensaios e notas processuais que se encontram em momentos distintos de experimentação, apresentadas como questões elaboradas nos subsolos do saber, nos subsolos da existência, subsolos de novos horizontes de vida em arqueologias debruçadas entre os tempos, entre os corpos. Diferentes pesquisas realizadas na universidade que resultam em ações que se compõem com a cultura em seus aspectos sociais, políticos e estéticos.
De longa duração, Notas de Subsolo encerrará suas atividades com um seminário aberto ao público em março de 2018, no qual serão apresentadas as pesquisas relacionadas aos trabalhos referentes à exposição e as dos doutorandos com ênfase no campo da história, teoria e crítica da arte.
SOBRE OS ARTISTAS
Alice Porto - Artista visual e pesquisadora. Doutoranda em Poéticas Visuais na UFRGS, formada em Gravura pelo Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas. Nascida em Pelotas, atualmente reside e trabalha em Porto Alegre.
Andressa Cantergiani - Doutoranda em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRGS. Mestre em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Graduada em Arte Dramática pela UFRGS/RS. Estudou Performance art na Universidade das artes em Berlin UDK/ALEMANHA. É fundadora, artista e gestora da Galeria Península.
Bethielle Kupstaitis - Bacharel em Artes Visuais pela UFRGS (2011) e mestre em Artes Visuais pela UFPel (2014). Atualmente é doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, na qual vincula-se à linha de pesquisa em Poéticas Visuais. Realizou três exposições individuais e participa de exposições coletivas desde 2009.
Carla Borba - Artista visual e arte-educadora, doutoranda no PPGAV\IA\UFRGS (Bolsista CAPES); Mestre em Poéticas Visuais (2012) e bacharel em Artes Plásticas (2003) na mesma instituição. Entre 2014-2016 foi professora substituta na UFES\DAV. Participou de encontros de performances e exposições entre as quais destacam-se: “Instauração”, Sesc Belezinho, São Paulo\SP (2017); “Boteco da Diversidade: Feminismo”, Sesc Pompéia, São Paulo/SP (2017); Humanas Interlocuções, FVCB, Viamão/RS (2016); “DeIGeneradas”, SESC Santana, São Paulo/SP (2015); em 2002 recebeu a Bolsa Iberê Camargo. Possui obras no acervo da FVCB, MAC-RS e MARGS-RS.
Carlos Donaduzzi - Artista visual. Doutorando em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/PPGAV/UFRGS desenvolvendo pesquisa nas áreas de fotografia e vídeoarte.
Daiana Schröpel - Artista visual e pesquisadora. É doutoranda em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - UFRGS. Mestra (2016) e Bacharela em Artes Visuais (2013) pelo Instituto de Artes - UFRGS. Investiga transversalidades entre artes visuais, ciência e ficção, seus veículos e desdobramentos na contemporaneidade. Participa de exposições desde 2012, nas modalidades instalação, fotografia e desenho.
Elias Maroso - Natural de Sarandi, Rio Grande do Sul. Doutorando em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS), ênfase em Poéticas Visuais, linha de pesquisa Linguagens e Contextos de Criação. Com formação em Artes Visuais – bacharelado em Desenho e Plásticas (UFSM), Estéticas Contemporâneas (Universidad de la República – Montevidéu, Uruguai), Design de Superfície – Especialização (PGDS/UFSM) e Mestrado em Arte e Tecnologia, Poéticas Visuais (PPGART / UFSM). Desenvolve pesquisa individual em artes visuais voltada ao desenho artístico, objeto e intervenção. Membro-fundador da Sala Dobradiça, de Santa Maria/RS, onde atua como gestor e artista. Pela Sala Dobradiça, participou da 7ª e 8ª Bienal do Mercosul, em 2009 e 2011, respectivamente. Realizou exposições em cidades como Santa Maria, Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Montevidéu, Maldonado (Uruguay), Viseu (Portugal) e Florença (Itália).
Emanuel Monteiro - Artista e professor no curso de Artes Visuais do Departamento de Artes da UFPR. Doutorando em Artes Visuais no PPGAV-UFRGS (2016 - atualmente). Mestre em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRGS (2015). Possui graduação em Educação Artística pela UEL (2011). Trabalha principalmente com as linguagens do desenho, pintura e livro de artista, produzindo trabalhos que variam de pequenas a grandes dimensões. Aborda em seus trabalhos questões sobre o informe, a paisagem e modos de inscrição do tempo. Artista representado pela Galeria de Arte Mamute, Porto Alegre/RS.
Glaucis de Morais - Doutoranda em Poéticas Visuais na UFRGS, é mestre em Artes Visuais e graduada em artes pela mesma instituição. Mestre em Recherche en Arts Plastiques, mention Art Contemporain et Nouveaux Médias na Paris 8 - Vincennes - Saint-Denis. Pro-fessora na Universidade Feevale (2007/11) e na Universidade Estadual de Santa Catarina (2004/2006). Participa de exposições de artes visuais e mostras de vídeo desde 1994. Tem experiência na área de artes visuais com ênfase em artes digitais, fotografia, gravura, per-formance e video arte.
Lilian Hack - Doutoranda em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRGS, na área de concentração de História, Teoria e Crítica de Arte. Mestre pela mesma instituição com a dissertação intitulada Escavar, Escrever: Buracos na Linguagem – Dos processos de criação entre a palavra e a imagem. Integra os grupos de pesquisa Fundar: grupo de pesquisa sobre instauradores da arte contemporânea; Vida Que Vem: Arte, Política e Processos de Subjetivação; Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política. Foi professora substituta na UFPel (2014-2016). Em suas pesquisas dedica-se às relações entre palavra e imagem nos processos de escrita, arte e vida, processos de subjetivação e processos de criação. Interessa-se pelo pensamento de autores como Georges Didi-Huberman, Maurice Blanchot, Gilles Deleuze e Michel Foucault.
Luciane Bucksdricker - Artista visual e pesquisadora. Doutoranda em Poéticas Visuais pela UFRGS (Bolsista CAPES), mestre em Poéticas Visuais (UFRGS) e graduada em Comunicação social (PUCRS). Sua pesquisa versa principalmente com fotografia e instalação, pesquisando de maneira geral a percepção do cotidiano na cidade urbana e os desdobramentos da imagem. Participa de exposições desde 2007.
Newton Goto - Artista visual, ativista cultural, pesquisador e produtor, com ênfase em arte experimental, contextual, relacional; socioambiental, circuitos autônomos, espaço público, cartografia participativa. Doutorando em Poéticas Visuais pela UFRGS. Mestre em Linguagens Visuais pela UFRJ. Especialista em História da Arte do Século XX pela EMBAP e Bacharel em Pintura pela mesma faculdade. Coordenador dos projetos Circuitos Compartilhados, Livre-troca , Rotação de culturas e Galerias Subterrâneas, Jardinagem territorialidade CEU Campo Largo (junto com Faetusa Tezelli) e Descartógrafos (junto com coletivo E/Ou). Outras ações e exposições artísticas: Coisa Pública, Cidade vazia, Desligare e Ocupação. Orientador de fluxos do organismo artístico EPA! Expansão Pública do Artista. Em 2017 está desenvolvendo em Curitiba o projeto Rios marginais e produzindo programas de TV do projeto Circuitos compartilhados para a UFPRTV.
Ricardo Ayres - Professor, pesquisador e artista visual. Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS. Bacharel em Artes Visuais pela FURG. Leciona nos cursos de Artes Visuais da EMBAP/UNESPAR. Suas pesquisas e práticas artísticas orbitam a arte contemporânea e suas interseções com o corpo, a aids, a sexualidade e o cotidiano.
Sandro Ka - Artista visual, designer gráfico e agente cultural. Doutorando e mestre em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS) e bacharel em Artes Plásticas (DAV/UFRGS). Desde 2003, realiza exposições individuais e participa de exposições coletivas em vários estados brasileiros, desenvolvendo produções nos campos da Escultura/Objeto, Desenho e Intervenção Urbana. Premiado no 1o. Premiado no concurso Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2017 e Prêmio Açorianos de Artes Plásticas 2009, possui obras em importantes acervos como MARGS, MACRS e FVCB.
Tula Anagnostopoulos - Ddoutoranda em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, também, Mestre em Poéticas Visuais (2011-2014) pelo mesmo programa e instituição na qual graduou-se em Artes Plásticas (1993-1997) com ênfase em Gravura. Possui graduação em Cinema (1998-2000) no curso regular, com ênfase em Edição, pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños, em Cuba. Como artista, tem voltado sua produção mais recente para a poética audiovisual, tendo participado de uma série de exposições.
Viviane Gueller - Doutoranda pelo PPGAV/UFRGS (2016-) e mestre em Poéticas Visuais (2014) na mesma instituição. Foi premiada pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 11ª edição (2015) e indicada ao VIII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2014). Em 2012, participou da Mobile Radio da 30ª Bienal de São Paulo. Foi selecionada para o 58º Salão de Abril, 29º Salão do Pará e II e VIII Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e premiada no 16º Salão da Câmara Municipal de Porto Alegre. Possui uma obra no acervo do MACRS.