|
setembro 21, 2017
Rodrigo Linhares na Adelina, São Paulo
No próximo dia 27 de setembro, a Adelina Galeria abre duas novas individuais: Partituras, exposição de Marcelo Armani, com curadoria de Lucas Bambozzi; e Algorab, exposição de Rodrigo Linhares, com curadoria de Nathalia Lavigne. Com narrativas e suportes distintos, os dois artistas trazem em comum o teor crítico que reflete em seus trabalhos as suas relações com o mundo.
Recentemente premiado no 42° SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto (SP), Rodrigo Linhares apresenta um conjunto de imagens que explora a noção de espelhamento e propõe um jogo de representações capaz de desorientar o olhar na mostra “Algorab”. Nesse trabalho, um novo elemento assume um papel central no processo de contaminação de imagens criado pelo artista: a figura de um corvo. Associado a uma série de significados simbólicos, o pássaro negro aparece na exposição tal como foi surgindo em seus primeiros indícios para o artista: uma sequência de imagens acumuladas nas paredes do ateliê da Adelina Galeria ao longo da sua permanência no espaço.
Explorando um aspecto quase labiríntico da fotografia, o artista se autorretrata no próprio ambiente expositivo – como é o caso de uma fotografia em grande formato que ocupa a parte externa da galeria. Como reforça a curadora Nathalia Lavigne: “imagens que parecem se acumular em diversas camadas de representação ou autorretratos que atuam em um limite entre a superexposição e o desaparecimento são algumas das ferramentas utilizadas por Rodrigo Linhares em sua produção”.
Rodrigo Linhares (Santa Maria, Rio Grande do Sul, 1977), é graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Foi premiado no 42º SARP (2017) e no 44º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto (2016). Participou da coletiva “Para que eu possa ouvir”, exposição inaugural da Adelina Galeria, em 2017. Como artista residente do Projeto Fidalga, expôs a individual “Desaparecimento: Primeiros Estudos” (2016). Vive e trabalha em São Paulo desde 2002.
Nathalia Lavigne (Rio de Janeiro, RJ, 1982) é crítica de arte, pesquisadora e curadora independente. Doutoranda no programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, é mestre em Teoria Crítica e Estudos Culturais pela Birkbeck, University of London. Escreve para publicações como ArtReview, Artforum, Select, entre outros. Foi uma das pesquisadoras do projeto “Observatório do Sul”, plataforma de discussões promovida em 2015 pelo Sesc São Paulo, Goethe-Institut e Associação Cultural Videobrasil.
PROGRAMAÇÃO PARALELA
Conversa na Adelina: Rodrigo Linhares e Nathalia Lavigne
Rodrigo Linhares e Nathalia Lavigne conversam com o público sobre o processo de criação e curadoria da mostra “Algorab”.
28 de outubro, sábado, às 16h
Adelina Galeria, Rua Cardoso de Almeida 1285, Perdizes
OFICINAS
Oficina de Autorretrato com técnica de desenho lavado com Rodrigo Linhares
Nessa oficina de autorretrato, Rodrigo Linhares ensina ao público a técnica do desenho lavado no ateliê da Adelina Galeria.
21 de outubro, sábado, às 15h
Ateliê Adelina, Rua Cardoso de Almeida 1372, Perdizes
OPEN STUDIO
Open Studio – Ateliê aberto com Rodrigo Linhares
O artista Rodrigo Linhares estará no Ateliê Adelina para receber o público, apresentar seus processos de pesquisa e trabalhos desenvolvidos para a exposição “Algorab”.
Datas e horários: todos os sábados de outubro (7, 14, 21 e 28), das 11h às 15h.
Ateliê Adelina, Rua Cardoso de Almeida 1372, Perdizes