|
setembro 18, 2017
Performances do Guerrilla Girls na Frestas, Sorocaba
Guerrilla Girls no Brasil: coletivo de artistas feministas dos EUA comanda o “Departamento de Reclamações” no Sesc Sorocaba nos dias 21, 22 e 23 de setembro, encerrando a participação com uma apresentação performática
Criado nos Estados Unidos, em 1985, para denunciar o sexismo e o racismo no mundo da arte, o coletivo de artistas Guerrilla Girls vem mais uma vez ao Brasil. Depois da 29ª Bienal de Artes de São Paulo (2010), quatro integrantes da formação atual do grupo estarão no país para uma participação na 2ª edição de Frestas – Trienal de Artes, em Sorocaba, e a abertura de uma retrospectiva de seus cartazes no MASP (Museu de Artes de São Paulo).
Usando máscaras de gorilas e pseudônimos como Frida Kahlo e Gertrude Stein, elas estarão em Sorocaba nos dias 21, 22 e 23 de setembro para comandar o “Departamento de Reclamações” (clique aqui para conferir os horários). Instalado desde 12 de agosto na área expositiva do edifício principal do Sesc, o trabalho foi realizado pela 1ª vez no ano passado, na Tate Modern, em Londres, e em Frestas convida os visitantes a entrarem em um espaço de 100 m2 e registrarem qualquer tipo protesto ou reivindicação. A versão online está no ar em www.departamentodereclamacoes.com.
A participação presencial das Guerrilla Girls na 2ª Trienal de Artes – que segue até 3 de dezembro – será encerrada com uma apresentação performática no dia 23 de setembro, sábado, às 20h, no Teatro da unidade.
Elas contarão ao público como elaboraram, em mais de 30 anos de carreira, cartazes, painéis e ações que utilizam dados estatísticos, humor e visual extravagante para denunciar a discriminação de gênero e étnica na arte. A apresentação trará imagens e vídeos dos projetos, incluindo as últimas intervenções em museus e ruas ao redor do mundo e o vídeo-manifesto “O Guia das Guerrilla Girls para Comportar-se Mal, Algo que Se Deve Fazer na Maior Parte do Tempo no Mundo como o Conhecemos”. Ao final, os participantes poderão fazer perguntas às artistas. Para mais informações, acesse esse link.
A partir de 29 de setembro, estará em cartaz no MASP a retrospectiva “Guerrilla Girls: Gráfica, 1985-2017”. A primeira individual das artistas no Brasil reunirá mais de 100 de seus icônicos cartazes.