|
agosto 31, 2017
Rommulo Vieira Conceição na Gestual, Porto Alegre
A Galeria Gestual inaugura no dia 2 de setembro de 2017 a exposição Tudo que é sólido desmancha no ar, de Rommulo Vieira Conceição. Em sua nova individual, o artista apresenta um conjunto de trabalhos inéditos nos quais reflete sobre diversas crises — teóricas, políticas, sociais, econômicas — do mundo contemporâneo.
Realizada em 2017, a série de trabalhos que dá título à mostra é composta por desenhos sobre fotografias impressas em inox. Nas palavras da curadora Bruna Fetter, “despedaçando sólidas estruturas sobre diferentes imagens de céus, Rommulo potencializa a fragmentação de espaços e questiona a validade da perspectiva — interesses recorrentes em seus trabalhos — expondo a fragilidade de estruturas que supostamente deveriam sustentar as crenças a respeito do mundo que nos rodeia. Ao refletir sobre um universo no qual a informação se concentra em algo tão etéreo quanto nuvens, o artista atrita as crenças e as certezas da atualidade retomando questões elaboradas na modernidade e suas respectivas falências”.
Tudo que é sólido desmancha no ar marca da estreia do primeiro vídeo produzido pelo artista. Resultado de um processo iniciado de 2015, “O espaço se torna lugar à medida que me familiarizo com ele” (2017) estará em exibição simultaneamente na Galeria Gestual e na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro, com pequenas alterações entre um espaço e outro. Pensado como um vídeo em processo, que seguirá crescendo de acordo com os deslocamentos de Rommulo, o trabalho será composto por vídeos produzidos conforme a coordenada geográfica da exposição na qual estará sendo visto.
Rommulo Vieira Conceição, graduado em geologia (UFBA); Doutor em Ciências (UFRGS) e Mestre em Artes Visuais (UFRGS). Desenvolve seu trabalho em diversos meios: instalação, escultura, desenho, vídeo e fotografia, explorando a percepção do espaço e das relações do homem na contemporaneidade. Nasceu em 1968, em Salvador/Bahia. Começou seus estudos em artes em 1983. Desde 1998 vem realizando individuais, coletivas e residências artísticas no Brasil, Argentina, Austrália, Japão e Finlândia. Em 2006 participou da 3ª Edição do Rumos Itaú Cultural e em 2016 da 10ª Bienal do Mercosul. De 24 de setembro a 15 de abril 2018, participa da importante mostra Axé Bahia: The Power or Art in na Afro-Brazilian Metropolis, no Fowler Museum at UCLA, em Los Angeles. É representado pela Galeria Casa Triângulo de São Paulo e Galeria Gestual de Porto Alegre.
Bruna Fetter é pesquisadora e curadora independente. Possui Doutorado em História, Teoria e Crítica de Arte pela UFRGS.