|
agosto 27, 2017
Imagens da Natureza no Espaço das Artes, São Paulo
A exposição Imagens da Natureza, com curadoria de Hugo Fortes, reúne obras de 28 artistas da Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Colômbia e Brasil, que buscam investigar as maneiras contemporâneas de se pensar a natureza através de trabalhos de artes visuais. A exposição faz parte da programação do III Seminário Internacional Arte e Natureza, organizado por Hugo Fortes e pelo Grupo de Pesquisa Imaginatur na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin USP. A exposição ocorre no Espaço das Artes, antigo espaço do MAC Cidade Universitária, que agora pertence à Escola de Comunicações e Artes da USP.
Através de esculturas, pinturas, instalações, vídeos, objetos e performances são discutidos as intrincadas relações entre natureza e cultura, a partir de uma visão não-excludente e multifacetada. Pensadores contemporâneos como Donna Haraway, Giogio Agamben, Jacques Derrida e Michel Serres, entre outros, tem proposto novos paradigmas para a aproximação do homem com o mundo natural, dando atenção maior às continuidades existentes no binômio natureza-cultura do que às rupturas entre esses termos. Estas novas posições, ainda que diferentes entre si, questionam a ideia de uma natureza intocável e incessível à cultura humana, propondo ao invés disso, a necessidade de se buscar parâmetros mais éticos e holísticos na relações entre o homem e a natureza, levando em conta os afetos, simbologias e interdependências mútuas.
A arte, como campo do saber que propõe perguntas, mostra-se um espaço para discussão aberta da relação com o mundo natural de forma sensível e original. É este transformar-se em conjunto com a natureza, fazendo parte dela e questionando a maneira humana de interagir com o mundo que nos cerca, que essa exposição procura investigar.
A exposição ocorre de 30 de agosto a 6 de setembro de 2017, no Espaço das Artes. Na abertura, dia 30 de agosto, às 18:30, haverá apresentação de performances das artistas Síssi Fonseca e Lucimar Bello, além do lançamento de livros de Regina Johas e Neide Jallageas.