|
julho 28, 2017
Claudio Roncoli na Adelina, São Paulo
A partir do dia 1º de agosto, a Adelina Galeria recebe duas novas individuais de artistas representados: The Empty Project, com curadoria de Rodrigo Alonso, é a primeira exposição do argentino Claudio Roncoli no Brasil; Cristina Suzuki apresenta Fig. 1 e Fig. 1 espelhada alternadas, com curadoria de Ananda Carvalho.
Na individual The Empty Project, fruto de sua investigação sobre a cultura urbana (projeto iniciado em 2015), Claudio Roncoli nos convida a refletir sobre o nosso ambiente imediato, abordando o vazio de uma época caracterizada pelos excessos. O projeto se desenvolve a partir da abstração de símbolos de marcas comerciais que inundam as grandes cidades com sua presença, em um processo de limpeza de referências textuais para se centrar nas suas cores e formas que monopolizam a nossa atenção.
“Para uma pessoa oriunda de Buenos Aires – uma cidade de inegável tradição europeia – a lógica metropolitana dos Estados Unidos, com suas grandes distâncias e o protagonismo do automóvel, não é tão simples de assimilar. Porém, as diferenças mais notáveis não são de estrutura, mas de organização, explica Rodrigo Alonso, curador da exposição.
“Na Argentina, quando se aproxima uma cidade, os sinais de trânsito orientam para a praça central, que geralmente está rodeado por edifícios comunitários, como uma prefeitura, uma escola ou uma igreja. Nos Estados Unidos, no entanto, percebe-se que se aproxima de uma cidade quando se detecta os cartazes publicitários de certas empresas de consumo’”, refere-se o Roncoli.
As exposições terão também uma programação paralela, que inclui conversas com os artistas, curadores e uma oficina com Claudio Roncoli. A partir desse ciclo de mostras, a Adelina Galeria passa a contar também com agendamento de visitas para grupos. As informações estão detalhadas no serviço abaixo.
Claudio Roncoli (Buenos Aires, 1971) se graduou na Escola Nacional Argentina de Belas Artes Prilidiano Pueyrredón em 1995. Atualmente, vive e trabalha em Miami como artista residente da Bakehouse Art Complex. Em 2016, recebeu apoio da National Endowment for the Arts, na Flórida. Em 2015, Roncoli foi nomeado o artista oficial da 16ª Entrega Anual do Grammy Latino. Já participou de exposições individuais e coletivas na América Latina, Estados Unidos, Europa e Korea.
Rodrigo Alonso (Buenos Aires) é Mestre em Teoria da Arte especializado em arte contemporânea e novos meios. Pesquisador e teórico no campo da arte tecnologia e da performance, é referência da história e presente desta produção na América Latina. Publicou numerosos ensaios e livros sobre o tema. Como curador independente, organizou exposições em diferentes partes do mundo; entre suas exposições recentes se encontram: Ver para no creer (Paris, 2014), Transitio_MX (México, 2013), Pop, realismos y política. Brasil/Argentina 1960s (Buenos Aires, Rio de Janeiro, 2012), Arqueologías a destiempo (Santiago de Chile, 2012), Situating No-Land (Filadelfia, 2011), Relatos de resistencia y cambio (Frankfurt, 2010). Em 2011, foi curador do Pavilhão Argentino da 54ª Bienal de Veneza. É professor universitário de graduação e pós-graduação e assessor de fundações artísticas internacionais.
PROGRAMAÇÃO PARALELA
Bate-papo artista e curador: Claudio Roncoli e Rodrigo Alonso
5 de agosto, sábado, às 16h
Vagas: 30
Collage + Rock: oficina de colagem com Claudio Roncoli
12 de agosto, sábado, das 15h às 17h
Local: Ateliê Adelina
Vagas: 30
Faixa etária: dos 12 aos 99 anos
Materiais: todos os materiais necessários serão fornecidos pela Adelina Galeria.
Importante: Inscrições até 10/08. O mínimo para realização da oficina é de 10 pessoas.
VISITAS EDUCATIVAS
As visitas educativas estimulam a reflexão crítica por meio da arte. Cada visita propõe um diálogo entre os temas abordados nas exposições em cartaz e as experiências particulares dos visitantes, com conteúdos desenvolvidos para escolas, terceira idade e público em geral.
As visitas mediadas são gratuitas e podem ser realizadas para grupos de até 15 pessoas, com duração média de 1h.
Agendamento de grupos: Para agendar uma visita em grupo, basta ligar para 11-3868-0050 ou enviar um e-mail para oi@adelinagaleria.com.br, com as seguintes informações:
- Data e horário da visita
- Número de pessoas do grupo
- Nome do responsável pelo grupo
A Adelina Galeria, inaugurada em abril de 2017, nasceu como um espaço para comercializar, produzir, conviver, pesquisar e falar sobre arte contemporânea, buscando ampliar seus diálogos, suas possibilidades e seus públicos. Para isso, muitas são as relações com as quais a galeria se compromete a ativar, cultivar e transformar.
Como recorte, a Adelina Galeria representa e trabalha com artistas vinculados à América Latina. Além de propor uma relação mais próxima com os artistas e entender a educação como um pilar fundamental de seu propósito, a galeria busca firmar parcerias de diversos perfis no bairro, reforçando o conceito de território que baseou a sua criação. O espaço, idealizado e dirigido pelo empresário Fabio Luchetti, está localizado em Perdizes, bairro sem tradição de galerias de arte e, por isso mesmo, um bom lugar para se estar e abrir novos circuitos para a arte na cidade.