|
julho 5, 2017
Falência na Cavalo, Rio de Janeiro
No dia 6 de Julho, Cavalo abre Falência: exposição coletiva com os artistas Ignas Krunglevičius, Janaína Wagner, Mauro Giaconi, Maya Watanabe e Pontogor.
Com o argumento sobre um estado de espírito perplexo dos últimos tempos, a mostra traz imagens de colapsos, catástrofes, crise de instituições, frustrações e pessimismo, tanto em uma escala generalizada quanto em uma dimensão íntima. Na galeria, localizada em um antigo casarão em Botafogo, as obras se encontram na penumbra, em um ambiente dramático criado pela projeção de videoinstalações como ‘TV-Love’ (2008) do lituano Ignas Krunglevičius, onde a própria TV parece falar e dominar o público através de palavras de ordem num jogo de sedução e controle.
Outra artista que apresenta um trabalho em vídeo nessa exposição é a peruana Maya Watanabe, com obras já expostas em instituições como Palais de Tokyo em Paris, Museu Reina Sofía em Madri e no 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil. Na Cavalo, Maya exibe ‘Sceneries II’, uma panorâmica ambientada em um grande campo em Lima onde um carro aparece incendiado apesar dos poucos indícios de presença humana.
Além dessas, a paulista Janaína Wagner exibe a obra ‘O Curso do Império”, uma instalação composta de reproduções em papel carbono da obra do pintor do século XIX, Thomas Cole, que retrata o ciclo de uma civilização, da sua construção à ruína.
Participam também da exposição o carioca Pontogor e o argentino baseado na cidade do México Mauro Giaconi, com trabalhos épicos sobre a segregação e marginalização dos corpos e visões dos nossos futuros escombros.