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maio 30, 2017
Gokula Stoffel no Galpão Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo
Em Madona Ansiosa, sua primeira individual, Gokula Stoffel apresenta uma série de pinturas bi e tridimensionais onde imagens de naturezas variadas – fotos, memórias, desenhos – se fundem em tramas não-lineares. Instaladas em duas estruturas metálicas que preenchem o espaço expositivo, as obras ganham aspecto instalativo ao ocupar diversos planos. BB Cream, Abacaxis, Dança, Febre, Layers, Figas e Moléculas são alguns dos seus títulos, que ora se apresentam serenamente em suportes clássicos, ora se transmutam em objetos híbridos.
A artista utiliza uma infinidade de materiais como silicone, PVC, lixa, cordas e manta de jardinagem para então recombiná-los incessantemente. Suas figuras parecem migrar de um lugar para outro sem pertencer a nenhum deles: a Madona Ansiosa sai da tela e vai para o plástico, passa da parede ao espaço, arma tendas precárias, faz um bordado e volta. Imagens se agrupam por livre associação, como se atraídas magneticamente por um determinado material. É o caso de Layers, onde as cenas são sobrepostas como numa tela de computador, pintadas a óleo sobre uma folha de chumbo. Ao lado dessas obras mais aceleradas, há também lugar para contemplação. Corte é um pequeno monocromo branco envolto em uma rede de frutas, enquanto Moléculas sugere uma paisagem cósmica feita de tinta e vidro sobre plástico.
Gokula Stoffel (Porto Alegre, 1988) vive e trabalha em São Paulo. Egressa do mundo da moda, passou a se dedicar às artes visuais como autodidata a partir de 2012, frequentando módulos livres e grupos de estudo em diversas instituições. Entre suas participações em exposições, destacam-se: A Terceira Mão, Fortes D’Aloia & Gabriel | Galeria (São Paulo, 2017); Individuation as an Instrument of Abstraction, Kunstverein (Berlim, 2016); Pandora, La Estación Espacial (San Juan, Porto Rico, 2016); Abre Alas 12, A Gentil Carioca (Rio de Janeiro, 2016); I Scream, Galpão Glicério (São Paulo, 2016); 21. Salão de Artes Plásticas de Praia Grande (Praia Grande, 2014).