|
abril 17, 2017
Beto Shwafaty na Funarte, Brasília
Brasília, Maio de 2017 – No próximo 19 de Abril, quarta feira às 19h, o artista paulista Beto Shwafaty irá inaugurar o projeto Parque Funcional, selecionado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 - Atos Visuais Funarte Brasília, o qual ocupará a Marquise e Entorno do Complexo Cultural da Funarte em Brasília (DF).
Parque Funcional envolve a construção e exibição de um conjunto de trabalhos de arte inéditos, que situam-se entre a escultura, micro-arquitetura e o mobiliário urbano inspirados em projetos de contracultura e estratégias de auto-produção ligadas à épocas e locais diversos. O projeto transita entre os campos da arte, arquitetura e design. A produção das peças será realizada por uma equipe de participantes, selecionada através de chamada pública, que atuará ativamente no processo produtivo sendo orientada pelo artista e pelos demais profissionais técnicos envolvidos. Os materiais a serem utilizados nessas produções serão aqueles ligados ao universo da sustentabilidade, do re-uso e de novos materiais eco-orientados.
Propondo produções que atuem de modo a emancipar o espectador, transformando a passividade em atividade e construções formais em dispositivos acessíveis e que possam cumprir um papel tanto estético quanto funcional nos contextos em que se inserem - cada peça será assumida como um dispositivo, uma forma, uma reprodução, uma função, uma escultura e uma citação. Quando colocados em relação uns aos outros, esse objetos criarão a noção de um Parque Funcional, cujo espectro de possibilidades e ações se propõe a criar uma reflexão tanto sobre nossa relação com os espaços e objetos, quanto sobre as possibilidades de atuar nas escalas das necessidades mais básicas e diárias, como abrigar-se, sentar, apoiar-se, etc.
O projeto visa estimular processos de reflexão e experiência artística por meio de contatos com outras áreas, no tocante à questões relativas ao design, sustentabilidade, moradia, arquitetura e práticas colaborativas que incidem tanto na formação de público quanto na inclusão de participantes no processo produtivo. A fusão de práticas e proposições ligadas à arte, à arquitetura e ao design objetivam, ao final, criar explorações sobre as potencialidades construtivas de matérias e ideias que se configuram como dispositivos, artefatos e construções cuja atuação impacta de modo tanto estético quanto funcional na realidade que nos circunda. Assim, a intenção não é criar apenas um trabalho artístico, mas um campo experimental, um canteiro de obras como um espaço de criação, experimentação, formação e produção de proposições diversas.
Beto Shwafaty (1977, São Paulo) é artista e pesquisador. É bacharel em Artes Visuais pela Unicamp (2001), possui mestrado em Artes Visuais e Estudos Curatoriais pela Nuova Academia di Belle Arti (Milão, 2010). Ele frequentou ainda como artista convidado o grupo do artista Simon Starling na Staedelschule (Frankfurt, 2011) e o PIESP (São Paulo, 2012). Shwafaty esteve envolvido com projetos coletivos, curatoriais e espaciais desde o início da década de 2000, e como resultado, desenvolve uma prática baseada em pesquisas sobre espaços, histórias e visualidades na qual conecta formalmente e conceitualmente questões políticas, sociais e culturais convergentes ao campo da arte. Suas obras e projetos foram exibidos em diversos locais, no Brasil e exterior. Dentre as mostras em que participou, destacam-se: ‘Se o Clima for Favorável’ – 9a Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2013); ‘Formas únicas da continuidade no espaço’ - 33o Panorama da Arte Brasileira, MAM SP (São Paulo, 2013); ‘Contrato de Risco’, Galeria Luisa Strina (São Paulo, 2015); ‘An Ability to Create and Destroy’, Positions - Art Basel (Miami, 2016). Em 2017 o artista integrará a mostra curada por Clara Kim ‘Learning from Latin America‘ na Los Angeles Municipal Art Gallery (como parte do Pacific Standard Time project, uma iniciativa da Getty Foundation); realizará uma apresentação na Kadist Foundation Paris e colaborará com a mostra de Pedro Neves Marques no Museu Berardo, em Lisboa. Para 2018, o artista esta preparando sua primeira mostra individual institucional, na Power Plant de Toronto, Canadá. www.shwafaty.art.br