|
abril 5, 2017
Gabriela Noujaim lança livro de artista na SP Arte, São Paulo
A descoleção de arte Desapê e a SP-Arte convidam para o lançamento do livro de artista Presente 2016, de Gabriela Noujaim, no Lounge SP-Arte (piso Térreo, próximo ao setor Solo), no dia 7 de abril, às 18h.
A obra, realizada através de técnicas de impressão artesanal, relata de forma sensível alguns momentos marcantes do ano do impeachment de Dilma Roussef e publica uma carta inédita de denúncia à violação dos direitos humanos e em modo especial aos direitos das mulheres que foi entregue à chanceler Angela Merkel por pesquisadores brasileiros que então residiam na Alemanha.
A apresentação do livro contará com a presença da artista e de Evelyn Araripe, jornalista e uma das pesquisadoras que participou da redação e entrega da carta à Merkel.
Ficha Técnica de “Presente 2016”
Edição: 30 cópias
18 páginas
Valor: R$650,00
30% do valor arrecado com a venda do livro será doado para escola pública: Dona Geny Ferreira, localizada no interior da Paraíba, na cidade de Sousa.
Currículo da artista
Solicite seu ingresso promocional a R$ 20,00 por email (válido somente no dia 07/04, para uma pessoa e com acesso até 30 minutos antes do término do evento)
***
O Livro Presente 2016 foi uma homenagem que fiz para minha mãe, Maria Aparecida Domingues dos Santos.
Ainda na infância, Maria Aparecida foi vítima de estupro, o que lhe ocasionou graves problemas mentais. Ela nunca conseguiu superar seus traumas, e meus pais acabaram se separando, meu pai ficou com a minha guarda e minha mãe me visitava esporadicamente. Tive uma meia irmã que foi criada por ela e que, infelizmente, também foi vítima de estupro, ambas tiveram suas vidas destruídas por traumas, preconceitos e todo tipo de violência.
No dia da votação do impeachment na Câmara dos Deputados, depois de escutar o voto de Jair Bolsonaro,me lembro de ter chorado muito. Quando uma chefe de Estado recebeu tamanha agressão, que chances mulheres como a minha mãe, base desta pirâmide, teriam para se defender desse tipo de homem?
“A vida me deu duas opções, ser vítima ou sobrevivente”
“Foi por meio da arte que eu consegui ser sobrevivente”
SP-Arte
De 5 (preview para convidados) a 9 de abril, 2017
Pavilhão da Bienal
Parque Ibirapuera, portão 3
Avenida Pedro Álvares Cabral s/n, São Paulo, SP