|
março 13, 2017
Projeto em Preto e Branco na Silvia Cintra + Box 4, Rio de Janeiro
Projeto em Preto e Branco é a reedição de uma mostra apresentada na antiga galeria Silvia Cintra em Ipanema há quinze anos. A coletiva reuniu artistas de diferentes gerações e que utilizavam diferentes mídias. Essa foi inclusive a última exposição que a artista Lygia Pape participou em vida.
Para essa nova edição, curada também pela própria Silvia Cintra, o recorte das obras ficou um pouco mais definido. Serão obras em preto, branco, ou preto e branco que vão desde os anos 70 até obras feitas especialmente para a ocasião como uma instalação de Cinthia Marcelle, que recentemente foi anunciada como a representante do Brasil na próxima Bienal de Veneza.
Outro destaque da mostra são dois desenhos de Nelson Leirner da década de 70, que fazem parte da série “Uma linha dura não dura” feita durante o período da ditadura militar no Brasil. Esses desenhos nunca foram mostrados e fazem parte da coleção pessoal do artista.
“O Projeto em Preto e Branco é uma exposição afetiva que achei que estava na hora de repetir. É incrível perceber como o uso do preto e do branco pode ter desdobramentos diferentes dentro da obra de cada um, mas o mais interessante é quando você vê todas as obras juntas e entende porque a cor não está em nenhum desses trabalhos ”, observa Silvia.
Participam também os artistas Amilcar de Castro, Ana Maria Maiolino, Chiara Banfi, Cinthia Marcelle, Detanico e Lain, Fernanda Gomes, Marcelo Cidade, Marcius Galan, Mira Schendel, Nelson Leirner, Nicolás Robio, Odires Mlászho, Sérvulo Esmeraldo, Véio, Waltercio Caldas.