|
março 8, 2017
Gisela Motta & Leandro Lima na Vermelho, São Paulo
A dupla Gisela Motta e Leandro Lima ocupa a Sala Antonio, o cinema da Vermelho, com Psicose, recriação do clássico de Alfred Hitchcock a partir de imagens e sons adquiridos em diversos bancos de “royalty free media”. Todo o material do filme original foi substituído, criando uma nova obra que mantém o original reconhecível.
Além de levantar questões a respeito da originalidade, Psicose articula questões relativas à construção e articulação simbólica. Ao expor a pesquisa por imagens para a edição do filme em um canal secundário localizado na entrada da sala de projeção, Motta e Lima evidenciam como a montagem e a continuidade constroem sentidos. A pesquisa por uma imagem de um chuveiro ou de um letreiro de motel isoladamente podem não trazer aspectos conectados ao filme de Alfred Hitchcock, porém a montagem tece uma relação entre as partes, corporificando um todo reconhecível.
Dirigido por Gisela Motta e Leandro Lima
Projeto contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2013/2014.
A Sala Antonio conta com o apoio de: Epson; Artefacto; Fusionaudio.
The artist duo Gisela Motta and Leandro Lima is occupying Sala Antonio, Galeria Vermelho’s video-screening room, with Psicose [Psycho], a re-creation of Alfred Hitchcock’s classic film based on images and sounds acquired at various “royalty-free media” stands. All of the film’s original material was substituted, creating a new work that nonetheless bears a recognizable identity with the original film.
Besides raising questions in regard to originality, Psicose deals with questions related to symbolic articulation and construction. By showing the search for images for editing the film on a secondary channel located at the entrance of the screening room, Motta and Lima evidence how the editing process and continuity come together to construct meanings. Even though the search for an image of a shower or a motel sign might not bear aspects connected to Alfred Hitchcock’s film, the editing weaves a relation between the parts, embodying a recognizable whole.
Directed by Gisela Motta and Leandro Lima
Project selected by the program Rumos Itaú Cultural 2013/2014.
Sala Antonio has the support of: Epson; Artefacto; Fusionaudio