|
novembro 16, 2016
Nervo Óptico: 40 anos no CCSP, São Paulo
Em Porto Alegre de meados dos anos 70, um grupo de jovens artistas apostou no uso experimental da fotografia, em proposições conceituais e na ironia como estratégia discursiva, crítica e poética – revolucionando a linguagem artística. Em 2016, 40 anos depois, a Fundação Vera Chaves Barcellos inaugura no dia 19 de novembro, às 15 horas, no Centro Cultural de São Paulo, Nervo Óptico: 40 anos, exposição que comemora o marco de quatro décadas de formação do grupo – atuante de 1976 a 1978. Com curadoria de Ana Albani de Carvalho, a mostra exibirá trabalhos realizados por Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Clovis Dariano, Mara Alvares, Vera Chaves Barcellos e Telmo Lanes em obras de época e em versões recentes.
A exposição ainda apresentará ao público documentos e registros fotográficos do período de atuação do grupo. Nervo Óptico: 40 anos é um convite para conferir a potência artística e a contemporaneidade do projeto Nervo Óptico.
Nervo Óptico: 40 anos integra a III Mostra do Programa de Exposições 2016 do CCSP. O projeto foi selecionado Curadoria de Artes Visuais do CCSP.
Sobre Nervo Óptico
Responsável por uma intensa renovação no circuito artístico, o título Nervo Óptico abrange as ações do coletivo de artistas desde o lançamento do texto-Manifesto em 1976, passando pelos cartazetes e pelas exposições realizadas até 1978, ano em grupo se desfaz.
“Publicação aberta a novas poéticas visuais” o cartazete Nervo Óptico teve distribuição gratuita no Brasil e no exterior – aos moldes da arte postal – entre abril de 1977 e setembro de 1978, com tiragem de cerca de mil exemplares.
Cada edição apresentou um trabalho desenvolvido especificamente por um artista, integrante do grupo idealizador ou convidado.