|
outubro 26, 2016
Programa de Exposições 2016 no CCSP, São Paulo
O Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo chega ao seu 26º ano consolidado no ambiente cultural brasileiro como uma plataforma de prospecção artística, propositura institucional periódica por onde já passaram cerca de 500 artistas selecionados desde sua implementação em 1990. Sempre atento em reconhecer as diversas vertentes da arte contemporânea, a partir de 2014 o Programa ampliou o seu escopo, permitindo selecionar, além de 12 exposições individuais, três residências artísticas e uma proposta curatorial.
A especificidade da iniciativa é apresentar o trabalho de artistas em início de trajetória estabelecida – inscritos em edital publicado anualmente e selecionados por uma comissão julgadora diferente a cada edição –, no caso das exposições individuais, apresentar, ladeado à produção recente, nomes cuja obra esteja em curso há aproximadamente uma década. O objetivo é armar um repertório ampliado dos pensamentos que se desenvolvem, hoje, no campo das artes visuais, a fim de estabelecer também relações entre artistas de diferentes gerações com a instituição e os visitantes do CCSP. Daí, por exemplo, o fato de as mostras se constituírem de obras de artistas em projeção e artistas com trajetória consolidada, dispostas lado a lado no mesmo espaço expositivo, sem hierarquizá-las, mas com o compromisso de criar ou oferecer a cada trabalho, condições de apresentação próximas do ideal. Além do estímulo aos artistas em início de carreira, o Programa de Exposições incentiva também um grupo de críticos que acompanham e escrevem sobre os projetos realizados pelos artistas selecionados e/ou convidados. A modalidade Residência Artística é realizada por meio de parcerias previamente firmadas entre o Centro Cultural São Paulo e instituições conceituadas nesse campo. Já a modalidade Projeto Curatorial é orientada para externalização da Coleção de Arte da Cidade, sob guarda do Centro Cultural São Paulo.
A comissão julgadora deste ano – formada pela artista e professora Giselle Beiguelman (professora da FAU/USP) e pelos críticos e curadores José Augusto Ribeiro (curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo) e Ricardo Resende (curador do Museu Bispo do Rosário), juntamente com a Curadoria de Artes Visuais do CCSP – selecionou 16 projetos artísticos entre 476 projetos inscritos. Para as mostras ao longo do ano de 2016, para a categoria Exposição Individual simultânea foram selecionados: Alan Adi, Alessandra Bochio e Felipe Merker Castellani, Anna Israel, Bruno Miguel, Daniel Jablonski, Flora Rebollo, Gian Spina, Gustavo Torres, Yuli Yamagata, Mauricio Adinolfi, Odaraya Melo e Tiago Mestre. Para a categoria Residência Artística os selecionados são Eloy Texeira Albuquerque [JAMAC - Jardim Miriam Arte Clube - São Paulo, SP], Roberta Carvalho [JA.CA – Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia - Nova Lima, MG] e Michelle Farias Sommer [El Eco – Museu Experimental – Cidade do México] e para categoria Projeto Curatorial foi selecionada a proposta de Juliana Monachesi.
Em razão da reforma no chão do piso expositivo Caio Graco, realizada no decorrer do primeiro semestre de 2016, excepcionalmente, as duas primeiras mostras do Programa de Exposições foram reunidas no mesmo período. Dessa forma, as I e II Mostras do Programa de Exposições 2016 apresentam as individuais simultâneas dos artistas selecionados, Anna Israel, Daniel Jablonski, Flora Rebollo, Gian Spina, Gustavo Torres, Maurício Adinolfi, Yuli Yamagata e Tiago Mestre. Em paralelo, os artistas convidados Bruno Faria e Luiz Roque expõem projetos recentes a convite da Curadoria de Artes Visuais do CCSP.
Curadoria de Artes Visuais
ACESSAR LINKS DAS AGENDAS
I Mostra do Programa de Exposições CCSP
artistas selecionados
Anna Israel, Gian Spina, Yuli Yamagata
artistas convidados
Bruno Faria, Luiz Roque
II Mostra do Programa de Exposições CCSP
artistas selecionados
Daniel Jablonski, Flora Rebollo, Gustavo Torres, Maurício Adinolfi, Tiago Mestre