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agosto 8, 2016
Carmela Gross na Vermelho, São Paulo
A segunda exposição individual de Carmela Gross na Galeria Vermelho, Um, Nenhum, Muitos, se organiza em torno de 4 obras: Figurantes (2016), 13 Passantes (2015/2016), Darlenes (2014) e Bando (2016).
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Figurantes
O painel luminoso vermelho de LED, Figurantes (2016), de Carmela Gross, instalado na entrada da Galeria Vermelho, se assemelha aos tantos que se encontram usualmente em bares, lojas e postos de gasolina com anúncios. Só que aqui, ao invés de produtos e serviços, o painel apresenta um cortejo insólito de dúbias figuras. São aquelas listadas por Marx, em O 18 de Brumário de Luís Bonaparte (1852), como membros da Sociedade 10 de Dezembro, constituída de biscateiros, arrivistas, herdeiros arruinados, vagabundos e desocupados de toda ordem: batedores de carteira, ex-presidiários, vigaristas, rufiões decadentes e muitos outros... O resgate luminoso deste grupo peculiar de ativistas políticos, estampado no painel de LED montado pela artista, reatualiza outros grupos que vieram na esteira deste, e aponta para tantos mais em circulação nas cidades contemporâneas.
13 Passantes
Numa sala adjacente, encontra-se a animação em vídeo 13 Passantes (2015/2016), que traz pequenas figuras feitas de fita adesiva preta sobre um fundo de papel quadriculado. As figuras se deslocam de um extremo ao outro da tela. O equilíbrio frágil de suas linhas ressalta e singulariza distintos modos de andar e atravessar “o palco iluminado” da projeção.
Para a montagem de 13 Passantes, a Galeria Vermelho conta com o apoio da Epson que gentilmente cedeu um projetor PowerLite Pro G6900WU para a exibição do filme.
Darlenes
A sala 1 da galeria é ocupada pela instalação Darlenes (2014), constituída de duas cancelas de estacionamento. Usualmente a cancela sinaliza a passagem ou a interdição para os carros. Só que aqui, não. Estas são cancelas para pedestres que podem delas se aproximar e manejá-las, como quiserem, para outros significados.
As hastes mecânicas são comandadas a distância por um controle remoto à disposição de quem passa. O movimento de subir e descer das hastes desdobra e estende uma massa informe de tecido vermelho, desenhando no espaço um grande X. As hastes podem ser novamente acionadas e voltar à posição inicial, desfazendo o desenho em vermelho. Pode-se repetir este processo todas as vezes que se quiser.
Bando
Na sala 2, 78 desenhos dispostos lado a lado formam um ambiente propício a projeções imaginárias de várias ordens. Compõem uma multidão de bichos, feitos de manchas verdes que evocam vultos de animais, situados em meio a campos acinzentados feitos de rabiscos de grafite. Eles cercam, feito uma horda à espreita, quem está de passagem pela sala.
The second solo show by Carmela Gross at Galeria Vermelho, Um, Nenhum, Muitos [One, None, Many], is organized around four segments: Figurantes [Performers] (2016), 13 Passantes [13 Passers-by] [(2015/2016), Darlenes (2014) and Bando [Band] (2016).
Figurantes
The panel lit by LEDs, Figurantes (2016), by Carmela Gross, installed at the entrance of Galeria Vermelho, resembles so many other such panels usually found in bars, stores and gasoline stations, bearing advertisements. But here, instead of products and services, the panel presents an extraordinary procession of dubious figures. They are those listed by Marx in The Eighteenth Brumaire of Louis Napoleon (1852), as members of the Society of December 10, consisting of temporary workers, parvenus, ruined heirs, vagabonds and all sorts of shiftless people: pickpockets, ex-cons, swindlers, decadent ruffians and many others… The luminous redemption of this peculiar group of political activists, shown on the LED panel mounted by the artist, reactualizes other groups that came in the wake of that one, and points to so many more which circulate in the contemporary cities.
13 Passantes
An adjoining room features the video animation 13 Passantes (2015/2016), which presents figures made of black adhesive tape on a background of graph paper. The figures move from one edge of the screen to the other. The fragile balance of their lines highlights and singularizes different ways of walking and crossing “the lighted stage” of the projection.
For 13 Passantes, Vermelho has the support of Epson who kindly provided one PowerLite Pro G6900WU projector for viewing the film.
Darlenes
The gallery’s Room 1 is occupied by the installation Darlenes (2014), consisting of two parking lot gates. Usually such gates signal to the cars whether they can move forward or not. But not here. These are gates for pedestrians who can approach and manipulate them, if they wish, configuring other meanings.
The mechanical posts are remote-controlled by a device accessible to anyone going past. The movement of raising and lowering the posts unfolds and extends two shapeless swathes of red fabric, drawing a large X in the space. The posts can be moved again to return to their initial position, unmaking the drawing in red. This process can be repeated as many times as one wishes.
Bando
In Room 2, a set of 78 drawings displayed side-by-side form an environment suitable for imaginary projections of various sorts. They compose a multitude of animals, made of green splotches that looked like the outlines of animals, situated among grayish fields made of scribbled graphite. They surround, like a lurking horde, whoever is going through the room.