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junho 11, 2016

Provisório Permanente na Nara Roesler, São Paulo

A Galeria Nara Roesler | São Paulo apresenta a partir de 14 de junho a exposição Lux, primeira individual no Brasil do coletivo de artistas argentinos e brasileiro Provisório Permanente. A exposição, que acontecerá de 15 de junho a 8 de agosto, é uma retrospectiva de trabalhos importantes do grupo, incluindo instalações interativas, registros de performances e fotografias produzidas com tecnologias analógicas.

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Os trabalhos apresentados fixam ativamente uma imagem por meio do envolvimento dos visitantes, seus espectadores. Relacionados ao tema do corpo e da captura de sua imagem, as obras funcionam como arenas de potenciais que incentivam os participantes a tomar parte na experiência e contribuir para seu significado final.

Um dos destaques é Hermética (2010), uma instalação participativa que apresenta aos visitantes diversas etapas do processo de fabricação de uma chave e os incorpora ao produto final. O espectador se vê numa sala onde um espelho reflete sua imagem. Uma antiga câmera de placa projeta o perfil do visitante numa tela preta; em seguida, esse perfil é revelado numa câmara escura, reduzido e impresso numa chave. Na última etapa do processo, a Hermética é usada para fazer uma cópia da chave, que é entregue ao visitante que a solicitou.

Circular (2016), outra obra de destaque, consiste em uma luneta sobre um pedestal de ferro, apontada fixamente para um espelho. Na parede oposta há outros espelhos dispostos em ângulo. Ao olhar pela luneta, o espectador vê imagens fragmentadas de si mesmo. Em Los Fuegos (2016), um dispositivo semelhante a uma câmera, com um flash eletrônico, um tubo de raios catódicos e uma tela curva imprime, sobre uma tela de fósforo, a imagem evanescente de parte do rosto de uma mulher.

O corpo espectral do visitante anônimo é objeto constante de interesse na prática do Provisório Permanente. Num processo ligado à crença supersticiosa sobre a captura da alma, os visitantes inadvertidamente deixam um rastro material ao participarem das ações do grupo. O coletivo cria cenários numa tentativa de distender a duração do momento presente e conceder ao público um papel de protagonismo, possibilitando que documentos criados pela interação entre público e obra de arte sejam arquivados em seus trabalhos.

Provisório-Permanente é sediado em Buenos Aires e São Paulo e foi fundado por Victoriano Alonso (n. 1976, Buenos Aires), Eduardo Basualdo (n. 1977, Buenos Aires), Hernán Soriano (n. 1978, Buenos Aires), Pedro Wainer (n. 1975, Cidade do México, vive em Buenos Aires) e Artur Lescher (n. 1962, São Paulo). No ano passado, o Provisório-Permanente apresentou seu trabalho nas exposições individuais Mirar la obscuridade, na Galeria de Arte Ruth Benzacar, e des-lúcidos, na Casa Nacional del Bicentenario, ambas em Buenos Aires. Algumas das principais exposições coletivas do grupo foram: 7ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2009); Lágrimas de Niña Cocodrilo (Fondo Nacional de las Artes, Buenos Aires, 2009); Toponave (Centro Cultural de España en Buenos Aires, 2008); Visitas a la Casa del Coleccionista, Buenos Aires (2005- 2007); entre outras.


Galeria Nara Roesler | São Paulo is pleased to present Lux, the first individual exhibition of the Argentinian-Brazilian art collective Provisório Permanente in Brazil. On view from June 15 to August 8, the selection includes a survey of major works produced by the group, encompassing interactive installations, documentations of performances, and photographs created with analogical technology.

The works presented actively fixate an image through the engagement of the visitors, spectators of the work. Centered on the theme of the body and the capture of its images, pieces on show act as arenas of potentials, where participants are encouraged to partake in the experience and contribute to its overall meaning.

A focal piece is Hermética (Hermetic, 2010), a participatory installation that takes the visitor through various stages of key production and incorporates them into the final product. The spectators first find themselves in a room with a mirror that reflects their own image. Employing an old board camera, the visitor’s profile is then projected onto a black screen, which is then developed in a dark room, resized, and imprinted on the aforementioned keys. In the final stage, Hermética is used to create a copy of the key to be handed to the visitors who request it.

Another key work is Circular (Circulate, 2016) consists of a refracting telescope that sits on an iron stand and points in a fixed direction at a mirror. On the opposite wall, additional mirrors are set at an angle. Looking through the telescope, viewers see fragmented images of themselves. Los Fuegos (The Fires, 2016), a camera-like apparatus, with an electronic flash and a round-screen cathode tube imprints on phosphor screen, the fading fragment of a woman’s face.

The spectral body of the anonymous visitor is a constant interest in the practice of Provisório Permanente. Rooted in the superstitious belief that a photograph can steal your soul, the visitors unwillingly leave a material trace when participating in the group’s actions. Creating staged scenarios, they seek to unravel the duration of the present moment and concede to the audience a principal role, allowing documentations created from the interaction between public and work to be archived in the latter.

Provisório-Permanente is based in Buenos Aires and São Paulo, and was founded by Victoriano Alonso (b. 1976, Buenos Aires), Eduardo Basualdo (b. 1977, Buenos Aires), Hernán Soriano (b. 1978, Buenos Aires), Pedro Wainer (b. 1975, Mexico City, based in Buenos Aires), and Artur Lescher (b. 1962, São Paulo). Individual exhibitions held last year include Mirar la obscuridad at Galeria de Arte Ruth Benzacar and des-lúcidos at Casa Nacional del Bicentenario, both in Buenos Aires. Noted group exhibitions include 7ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2009); Lágrimas de Niña Cocodrilo (Fondo Nacional de las Artes, Buenos Aires, 2009); Toponave (Centro Cultural de España en Buenos Aires, 2008); Visitas a la Casa del Coleccionista, Buenos Aires (2005- 2007); among others.

Posted by Patricia Canetti at 5:52 PM