|
maio 10, 2016
Flávio Cerqueira na Triângulo, São Paulo
Flávio Cerqueira apresenta série de esculturas inéditas na Casa Triângulo
A Casa Triângulo apresenta, a partir de 14 de maio, a segunda exposição individual do jovem artista paulistano Flávio Cerqueira na galeria. Intitulada Se Precisar, Conto Outra Vez, a mostra apresenta seis esculturas inéditas, realizadas especialmente para a exposição e acompanha texto da historiadora e crítica de arte Maria Izabel Branco.
Nesta nova série de trabalhos, da qual se destaca a obra “Tinha que acontecer” - uma peça em de proporção maior que a escala humana, Flávio exibe obras que, de maneira sutil, abordam questões ligadas à forma como aprendemos sobre a nossa própria história de um ponto de vista europeu. “São narrativas ficcionais que nos afastam das culturas ancestrais, da nossa própria história” – comenta o artista.
Dando continuidade ao processo tradicional da escultura em bronze, os trabalhos de Flávio Cerqueira protagonizam situações cotidianas universais em momentos de introspecção, reflexão, concentração. Materiais do cotidiano como livros, escadas, troncos de árvore, rampas, cimento, são usados em seus trabalhos em uma tentativa de criar relações entre o mundo e o espectador.
Cerqueira é um artista que produz esculturas de sensibilidade artística ao mesmo tempo marrenta e delicada, direta e interiorizada, bem-humorada e agridoce.