|
maio 4, 2016
ABACT: 9 Galerias Brasileiras na Frieze, New York
Cresce número de galerias brasileiras na Frieze New York
Nove galerias associadas à Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT participam de um dos maiores eventos do mercado de arte norte-americano, apostando na expansão de negócios: Frieze New York 2016
Na quinta edição da feira Frieze New York, galerias membro da Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT apostam alto na expansão de negócios em uma das maiores feiras de arte do mercado norte-americano. Dentre as 200 galerias participantes estão nove brasileiras: A Gentil Carioca, Baró Galeria, Casa Triângulo, Galeria Fortes Vilaça, Galeria Jaqueline Martins, Galeria Nara Roesler, Galeria Raquel Arnaud, Mendes Wood DM e Vermelho.
Subsidiária da Frieze londrina, fundada em 1993 por Amanda Sharp, a Frieze New York acontece de 5 a 8 de maio. Sua quinta edição tem como curadores Cecilia Alemani (High Line Art, New York), Clara M Kim (Tate Modern, Londres), Jacob Proctor (Neubauer Collegium for Culture and Society at the University of Chicago), Fabian Schöneich (Portikus, Frankfurt) e Tom Eccles (Center for Curatorial Studies, Bard College, New York).
É organizada em torno quatro seções: Main Section, Spotlight, dedicada a artistas do século XX, Frame e Focus, voltada neste ano a 32 jovens galerias. Exibe também um grande número de trabalhos especialmente encomendados para seus espaços dentro do Randall’s Island Park. Fazem parte de sua programação séries de conversas públicas com os mais renomados artistas e especialistas da atualidade, além de dezenas de aberturas de exposições de galerias e instituições de arte.
Desde 2012, o número de galerias brasileiras nesta feira só aumenta: foram quatro em 2012 e 2013, seis em 2014, e sete no ano passado.
Luciana Brito, atual Presidente da Associação, comenta que a presença cada vez maior de galerias brasileiras no mercado internacional mostra não só a alta qualidade da produção de arte brasileira, mas também uma ênfase crescente nos negócios internacionais. “Em consonância com estes esforços, a ABACT realiza desde 2011, em parceria com a Apex-Brasil, o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, programa voltado à internacionalização do setor”, ressalta. Em 2015, as cerca de 45 galerias participantes do Projeto registraram um aumento de 97,4% nas exportações em relação ao ano anterior.