|
maio 3, 2016
Humanas Interlocuções na FVCB, Viamão
Nova exposição da FVCB propõe discutir o humano e suas relações na contemporaneidade
Abrindo a programação expositiva da Sala dos Pomares | 2016, de 09 de abril a 16 de julho, a Fundação Vera Chaves Barcellos apresenta Humanas Interlocuções – uma contundente amostra estética da presença da figura humana na arte contemporânea pelo prisma de 54 artistas; entre brasileiros, latino-americanos, europeus, norte-americanos e orientais. Fotografias, vídeos, impressões, litografias, colagens, objetos, serigrafias e xilogravuras integram o variado conjunto de obras, muitas delas exibidas na FVCB 1 pela primeira vez. A curadoria é de Thaís Franco, responsável pelo acervo artístico da Fundação.
Abrangendo cerca de 50 anos de produção artística (de 1960 a 2016), a seleção de trabalhos tem como núcleo articulador o potente emprego do corpo pelos artistas: seja como suporte, seja como tema de investigação criativa; ou, ainda, como vetor de problematização da subjetividade em relação a diferentes esferas – simbólicas, políticas, sociais e culturais.
A mostra é constituída por segmentos temáticos postos em diálogo transversal, contemplando desde a construção do indivíduo; passando pelo corpo em sua potência comunicativa; o culto ao corpo em uma articulação entre as suas partes e particularidades; e, por fim, a massificação e dissolução da identidade.
Participam da mostra os artistas: Afonso Roperto, Albano Afonso, Alex Vallauri (ORG), Angela Jansen, Anna Bella Geiger, Bárbara Wagner, Begoña Egurbide, Berna Reale, Breno Rotatori, Carla Borba, Carlos Asp, Carlos Wladimirsky, Carolina Gleich, Christian Cravo, Cia de Foto, Claudio Edinger, Claudio Goulart, Dario Villalba, Denis Masi, Edgardo Antonio Vigo, Eduardo Cruz, Efrain Almeida, Elcio Rossini, Fernando De Filippi, Flávio Damm, Flávio Pons, Haroldo Gonzalez, Hirosuke Kitamura, Hudinilson Jr., Ío, Iole de Freitas, Jason Evans, Jaume Plensa, João Castilho, Jürgen O. Olbrich, Leon Ferrari, Mara Alvares, Milton Kurtz, Patricio Farías, Paulo Bruscky, Paulo Nazareth, Rafael França, Ramon Rubio, Regina Silveira, Rintaro Iwata, Rogério Nazari, Romanita Disconzi, Sofia Martinou, Sol Casal, Susana Solano, Tony Camargo, Vera Chaves Barcellos, Vinicio Horta e Wilson Cavalcanti.
Humanas Interlocuções segue em cartaz até dia 16 de julho e terá uma intensa programação paralela. Palestras, encontros com artistas e teóricos, além do Programa Educativo com as visitas mediadas e a promoção do Curso de Formação Continuada em Artes – são algumas das ações permanentes com as quais a FVCB segue oportunizando vivas experiências com a arte, estimulando a formação de novos públicos e valorizando a arte como instância de conhecimento e instrumento de importância na educação e sensibilização da formação humana.
Projeto Educativo Humanas Interlocuções
A exposição Humanas Interlocuções propõe uma reflexão sobre a representação do corpo, suas relações e a presença da figura humana na arte contemporânea. A mostra instiga a pensar como cada indivíduo é único em seu universo particular, expressando, de diversas formas os sentidos, gestos, sentimentos, posições frente ao mundo e a si mesmo.
O Projeto Educativo Humanas Interlocuções estimula o senso estético e o olhar crítico, fortalecendo o caráter social da arte contemporânea, não só fixada na leitura de obras de arte, mas comprometido em desencadear o desenvolvimento de habilidades cognitivas e perceptivas em diferentes níveis.
Buscamos ainda contribuir/promover oportunidades baseadas no fazer humano, para que as comunidades locais possam compreender seu território, seus produtos e processos culturais e ensinar a compreensão, meio e fim da comunicação humana, por meio da investigação e da interpretação da arte contemporânea.
Programa Educativo FVCB
Apostando no potencial socialmente transformador da arte, a Fundação Vera Chaves Barcellos criou o Programa Educativo. Com objetivo de aproximar educadores, estudantes e público em geral da produção artística contemporânea, o Programa atua em três frentes principais: as visitas mediadas à Sala dos Pomares, o Curso de Formação Continuada em Artes e a produção do Material Educativo. Além disso, quinzenalmente, o Programa envia o Canal do Educador, boletim informativo que reúne material sobre arte e educação, possibilitando reflexões e novas abordagens das práticas pedagógicas.
Visitas Mediadas
Fenômeno complexo, a arte contemporânea muitas vezes é de difícil acesso ao grande público. Pensando nisso, o Programa Educativo realiza visitas mediadas às exposições em cartaz, democratizando o acesso público e ampliando as possibilidades de leitura das obras em exibição. As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30 e sextas-feiras das 8h30 às 12h30.
O agendamento de visitas pode ser feito por telefone (51) 8229 3031 ou pelo e-mail educativo@fvcb.com
Curso de Formação Continuada em Artes
O Curso de Formação Continuada em Artes é uma iniciativa da Fundação Vera Chaves Barcellos, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão, destinada a educadores e interessados em conhecer mais sobre as Artes Visuais. Palestras com teóricos, conversas com artistas e orientação para realização de projetos são algumas das ações do Curso.
A Formação Continuada tem entrada franca, e recebe inscrições de forma permanente.
Mais informações no site da FVCB