|
janeiro 27, 2016
Hugo Fortes no CCSP, São Paulo
Exposição “Pouso Para Pensamentos e Pássaros” aproxima público da experiência de voar
Após trabalhar retratando a natureza e os animais, o artista visual e professor da USP Hugo Fortes realiza a exposição Pouso Para Pensamentos e Pássaros, que reúne fotografia, vídeos e instalações inéditas a respeito do tema do voo. A abertura acontece dia 30 de janeiro, e o trabalho fica exposto até o dia 27 de março no Centro Cultural São Paulo.
Inspirado no texto “Pássaros”, do filósofo tcheco Vilém Flusser, Fortes afirma que se interessou pela questão do voo por ser algo inalcançável para os seres humanos. “O pássaro visto como algo entre o divino e o humano, que está ali no céu e na terra, essa é uma das questões de Flusser”, explica. Entre outros temas do filósofo que aparecem na exposição, está o da visão das pessoas sobre o ato de voar, que o autor tcheco considerava relacionada à outros modelos conhecidos. “A gente compara a andorinha com um avião, compara outro pássaro com um foguete, e assim a gente acaba invertendo um pouco a relação entre as coisas”, explica.
Os pássaros estão representados de muitas maneiras. Há registros dos empalhados em museus, de pássaros urbanos mortos, e até fósseis de espécies antigas. “Eles representam a ideia de liberdade, uma que o homem não pode alcançar. Ao mesmo tempo, os pássaros simbolizam a fragilidade e a delicadeza – e, por isso, há várias referências à dualidade entre vida e morte na exposição”.
Entre as instalações, está uma parede com livros antigos pendurados. “Eles estão ali dispostos como se tivessem voando, como se as folhas fossem asas”, revela o artista. “Eu considero que livros nos fazem voar, só que de outra maneira”.
PROGRAMAÇÃO
30 de janeiro, sábado, 15h e 16h
Abertura com a Performance “Escápulas”, de Síssi Fonseca
20 de fevereiro, sábado, 15H30
Conversa com o artista Hugo Fortes e o crítico Rafael Vogt Maia Rosa
19 de março, sábado, 15h30, na Sala de Debates
Palestra Performática “Arquivos Efêmeros” com Hugo Fortes e Síssi Fonseca
26 de março, sábado, 15h30
Performance “Escápulas”, de Síssi Fonseca