|
janeiro 23, 2016
LabCidade na Choque Cultural, São Paulo
A Choque Cultural apresenta a partir do dia 25 de janeiro, segunda-feira, às 12h, a exposição LabCidade, projeto de arte pública que traz trabalhos do Coletivo BijaRi e dos artistas Daniel Melim, TEC, Regina Silveira, Lucas Bambozzi e Gisela Domschke.
O evento terá uma programação que vai além da exposição. A Rua Medeiros de Albuquerque, na Vila Madalena, onde está sediada a galeria, estará fechada e com a coordenação do Laboratório da Cidade organizações convidadas realizam atividades com crianças, oficinas e debates com o público e os participantes. Na ocasião também será lançado o webcanal LabCidade com o programa “Sala na Rua” que traz debates e palestras na rua abertas ao público.
Em “LabCidade”, Regina Silveira faz uma projeção na rua do vídeo-arte “Surveillance”, onde a imagem de uma mosca gigante rodeia um foco de luz ; Lucas Bambozzi e Gisela Domschke apresentam o “LabMóvel”, uma Kombi que se transforma em cinema ao ar livre e projetam trechos de filmes sobre a cidade; o coletivo BijaRi exibe a instalação de bicicletas-praça “Praças (Im)Possíveis”, que discute a importância simbólica da bicicleta para o imaginário urbano; TEC apresenta um desenho de chão com o qual as crianças e adultos poderão interagir; e Daniel Melim traz um novo trabalho onde funde pintura e projeção, criando um híbrido experimental entre o graffiti e a animação. A mostra fica em cartaz até 29 de fevereiro com entrada livre e gratuita.
O projeto tem coordenação de Baixo Ribeiro e do Laboratório da Cidade, e propõe uma reflexão sobre como usar melhor a cidade de São Paulo, valorizando suas ruas, praças e rios. “Queremos debater o melhor uso da cidade, das ruas para as pessoas e bicicletas, da ocupação de praças e viadutos com empreendimentos inovadores; ouvir depoimentos e discutir como lidar melhor com nossos rios encobertos, dos conflitos com a Lei do Psiu, e também falar sobre a arte mais próxima das pessoas”, explica Baixo Ribeiro.
Toda a programação será transmitida online e durante oito horas no webprograma “Sala na Rua”. Os mediadores serão Baixo Ribeiro (Choque Cultural), Felipe Lavignatti, Andre Deak e João Ramirez (Laboratório da Cidade), Sergio Bicudo (Era Transmidia), Bruno Torturra e Maria Shirts (Fluxo). E convidados, são Lucas Bambozzi (LabMovel), Gilberto Dimenstein (Catraca Livre), Igor Alegoria (Muda Cultural), Rodrigo Arnaut (Era Transmidia), Irene Quintáns (Oficinas para Crianças), Andrea (Acupuntura Urbana), Felipe Gasnier (Edições Ideal), Andre Palhano (Virada Sustentável), Floresta Urbana, Fabio Sabba (Uber), Regina Silveira, Leandro Beguoci (Outra Cidade), Pi Caiuby (Conexão Cultural) , Natalia Garcia (Cidade para Pessoas) e Lucas Pretti (Preto Café).
“A cidade evoluiu um pouco com as políticas públicas nos últimos anos, mas ainda não aproveitamos o nosso potencial de cidade cultural, turística e criativa que nos faz conhecidos no mundo todo. Nossos governos têm apresentado políticas públicas que não olham para o futuro e que não valorizam esse potencial. Precisamos pressionar o futuro prefeito a criar políticas que motivem essa população empreendedora e criativa!”, diz Baixo.
Programação das atividades paralelas à mostra, com início às 11h e término às 21h.
- Oficina “Bambolês & Corpo” com CIA Bambolística
- Oficina de produção e colagem de lambe-lambe
- Oficina de fantasia e tecidos
- Oficina Casa da Música para Crianças com Irene Quintáns
A participação é livre e gratuita, e não é necessário fazer inscrição antes.
Galeria Choque Cultural
A Choque Cultural foi fundada em 2004 e, em poucos anos de atuação no mercado, tornou-se referência na investigação de novas linguagens e hibridações no campo da arte contemporânea apresentando jovens artistas ao lado de nomes já consagrados e internacionais, investindo em intercâmbios, residências, exposições, colaborações, imersões, projetos institucionais e de arte pública. Seu programa promove a pesquisa, a experimentação e o diálogo, através do contato direto com públicos diversos, de uma intensa produção editorial e de importantes parcerias institucionais.
Laboratório da Cidade
Organização sem fins lucrativos criada para potencializar as iniciativas cidadãs existentes de inovação e sustentabilidade das cidades; sistematizar e compartilhar informação entre estas iniciativas e com o público; realizar experiências e protótipos dos espaços públicos como plataformas educativas para a cidadania e inovação colaborativa; experimentar modelos sustentáveis de viver nas cidades.