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janeiro 15, 2016
Márcio H Mota na Zipper, São Paulo
AGENDA SP Hoje 19/01 às 19-22h: Márcio H Mota @ Zipper >>> http://bit.ly/Zipper_MH-Mota >>> Se a imagem, à primeira...
Publicado por Canal Contemporâneo em Terça, 19 de janeiro de 2016
Se a imagem, à primeira vista, ocupa em nossa mente um campo estático e bidimensional, para Márcio H Mota, ela está em um constante processo de apropriação e desconstrução. Primeira individual do artista brasiliense na Zipper Galeria, Imagem em Processo se propõe a tratar esta forma de representação como um acontecimento com distintos significados dependendo o contexto em que se encontra. A mostra reúne seis trabalhos de videoinstalação que dialogam com o lúdico, a fantasia e o fantasmagórico.
No trabalho de Márcio, a luz tem um papel anterior ao vídeo. É por meio dela que a obra de arte ganha sua plasticidade e transforma o espaço em que está inserida. Segundo o artista, podemos até mesmo falar de um trabalho instalativo, em que, por meio das imagens em movimento, o espectador pode construir suas próprias narrativas.
Como desdobramento de uma pesquisa que tem como foco o microcosmo do vídeo, Márcio se apropria das paletas pictóricas de pixels em movimento para dar forma à sua imagem-luz. A projeção em fumaça e em objetos variados, como bonecas e garrafas, cria a materialidade em seu trabalho e constrói novas formas de apresentação e recepção da obra.
Se a estética tem um lugar importante em sua produção, a política também está presente em sua obra por meio da desconstrução de filmes tradicionais da cinematografia e da utilização de elementos “clichês”. Em “Coca-Cola” (2014), por exemplo, o artista usa a trilha sonora e a linha de pixels do filme Rambo II, trabalhando com a reverberação de luz em sincronia com o áudio. O filme aparece novamente na obra “Cores Bélicas” (2014), na qual Marcio estica verticalmente as linhas de pixels horizontais do longa-metragem.
A Zipper Galeria apresenta simultaneamente o 7º Salão dos Artistas sem Galeria.
Márcio H Mota (1983) é artista multimídia e mestre em arte e tecnologia pela Universi-dade de Brasília. Desenvolve pesquisa sobre cinema expandido, vídeo mapping e ima-gem-luz. Tendo a imagem como acontecimento/situação, trabalha no campo da apro-priação, em que depura índices do ordinário e do político, por meio de vídeo-objetos e videoinstalações, trazendo-os para o universo da fantasmagoria, do lúdico e do satírico. Com projetos individuais e coletivos (Corpos Informáticos e Tuttaméia, respectivamente) participou de importantes mostras, exposições no cenário nacional como Entre-copas (DF, 2013),Triangulações (DF, PE, BA, 2013), Vídeo Guerrilha (SP, 2012), 61º Salão de Abril (CE, 2010), Vivoartmov (MG, 2009 e 2010).