|
novembro 30, 2015
Bruno Borne na Mamute, Porto Alegre
Finalizando o ciclo de mostras individuais de 2015 a Galeria Mamute abre no dia 4 de dezembro a exposição A E O, do artista visual Bruno Borne. Sob a curadoria de Luísa Kiefer (ler texto curatorial), a mostra apresenta três videoinstalações inéditas, concebidas especialmente para o espaço da Mamute. Trabalhando com obras site-specific, Borne utiliza o próprio espaço expositivo como objeto central de suas proposições.
Em A E O, cada vogal deu origem a uma videoinstalação distinta que, por sua natureza, se encontram e se misturam no ambiente. Partindo das formas geométricas correspondentes às letras, o artista desenvolveu três projeções que reproduzem virtualmente o ambiente da sala em que estão instaladas.
A experiência do espectador é ainda instigada pelo som que emana de cada obra e toma o ambiente como um todo. Utilizando programas de computação 3D e misturando jogos de espelhos virtuais e reais, o conjunto de obras de Bruno Borne é um convite para adentrar um labirinto no qual a imagem e o espaço expositivos parecem se reproduzir infinitamente, sempre um dentro do outro, sem nos deixar muitas pistas do que é real e o que é virtual.
Bruno Borne (Porto Alegre, 1979) É mestre em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS e graduado em Artes Visuais e em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS. Realizou exposições individuais no MACRS e Galeria Lunara em Porto Alegre. Em 2014 foi prêmio adquisição no 43º Salão Paranaense. Em 2013 premiado no 2ª Prêmio IEAVI/RS, em 2011 recebeu o VI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Destaque em Mídias Tecnológicas. Tem obras nos acervos públicos do MACPR, MACRS e das prefeituras de Porto Alegre e Santo André. http://www.galeriamamute.com.br/#!bruno-borne/cf12
Luísa Kiefer (Porto Alegre, 1986) Doutoranda em história, teoria e crítica de arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes, UFRGS, é mestre pelo mesmo programa e jornalista pela PUCRS. Em sua tese de doutorado pesquisa a fotografia na arte contemporânea.